Avanços com a luta na Carris

Só de­pois de uma luta que teve pontos altos nas greves de 18 e 19 de Se­tembro e de 11 de Julho, sempre com ní­veis de adesão acima de 90 por cento, a ad­mi­nis­tração da Carris aban­donou as suas pro­postas que co­lo­cavam em causa os com­ple­mentos de re­forma e a as­sis­tência mé­dica e me­di­ca­men­tosa.

A ob­ser­vação consta no co­mu­ni­cado que o Sin­di­cato dos Trans­portes Ro­do­viá­rios e Ur­banos (STRUP) emitiu no dia 20, no qual re­gistou igual­mente que «co­meçou a haver aber­tura do CA, não só na mesa ne­go­cial, onde es­tamos, para al­guma evo­lução po­si­tiva», com po­si­ções que, em al­gumas ma­té­rias, «em vez de re­ti­rarem di­reitos, acres­centam».

Numa reu­nião re­a­li­zada nessa sexta-feira, a ad­mi­nis­tração «re­a­firmou que a in­te­gração dos tra­ba­lha­dores da Car­risbus na Carris ocor­rerá em Ja­neiro de 2025, sendo as­su­midos pela Carris todos os di­reitos». Esta foi uma das prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções da greve na Car­risbus, dia 19.

A pro­posta pa­tronal sobre pa­ga­mento das des­lo­ca­ções «fica aquém» do que fora pro­posto pelo STRUP, mas o con­selho de ad­mi­nis­tração ad­mitiu «haver margem para dis­cussão».

«Isto de­monstra bem que o en­vol­vi­mento dos tra­ba­lha­dores no pro­cesso de ne­go­ci­ação gera so­lu­ções, que é pre­ciso apro­fundar», co­mentou o sin­di­cato da FEC­TRANS/​CGTP-IN.

No ple­nário re­a­li­zado du­rante o pri­meiro dia de greve, com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oli­veira, foi de­ci­dido re­a­lizar vi­gí­lias, na Praça do Mu­ni­cípio, todos os dias, entre 7 e 11 de Ou­tubro. Para 11 e 14 de No­vembro, vão ser mar­cadas greves par­ciais, fi­cando um ple­nário geral agen­dado para dia 15.



Mais artigos de: Trabalhadores

Enfermeiros e médicos elevam protesto e exigência pelo SNS

A falta de res­postas do Go­verno agrava as di­fi­cul­dades no Ser­viço Na­ci­onal de Saúde e au­menta o des­con­ten­ta­mento dos pro­fis­si­o­nais, que ficou pa­tente nas greves de en­fer­meiros e mé­dicos, dias 24 e 25.

Corticeiros exigem melhores salários

Na segunda-feira, dia 23, a associação patronal APCOR não alterou a sua posição, na última reunião de negociação da actualização salarial anual, o que levou a FEVICCOM/CGTP-IN a anunciar que vai requerer a passagem à fase de mediação. Nuno Gonçalves, dirigente da federação de que fazem parte...

CGTP-IN abre «Espaço Memória»

Na antiga Fábrica da Mundet, no Seixal, a 1 de Outubro, vai ser inaugurado o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, acto que se insere no programa das comemorações do 54.º aniversário da confederação. Ali, a Intersindical Nacional fará a gestão do seu...

Hoje em greve

Os trabalhadores da carreira de assistente operacional do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge estão hoje, 26 de Setembro, em greve e vão concentrar-se à porta do organismo público às 12h00 para exigir a transição para a carreira de técnico auxiliar de saúde. Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos...