Cimeira da ALBA-TPC aprova novas iniciativas

A 24.ª ci­meira de chefes de Es­tado e de go­verno da Ali­ança Bo­li­va­riana para os Povos da Nossa Amé­rica-Tra­tado de Co­mércio com os Povos (ALBA-TCP), que de­correu no sá­bado, 14, em Ca­racas, na Re­pú­blica Bo­li­va­riana da Ve­ne­zuela, rei­terou acordos an­te­ri­ores e as­sumiu novos com­pro­missos.

A reu­nião as­si­nalou os 20 anos do nas­ci­mento desta co­o­pe­ração entre Es­tados so­be­ranos e iguais em di­reitos, com vista a di­na­mizar a in­te­gração la­tino-ame­ri­cana e ca­ri­benha, ren­dendo ho­me­nagem aos seus fun­da­dores – os pre­si­dentes Fidel Castro e Hugo Chávez.

Os re­pre­sen­tantes dos dez países mem­bros apro­varam di­versos do­cu­mentos, entre os quais uma de­cla­ração em que são re­a­fir­mados os prin­cí­pios, os ob­jec­tivos, os com­pro­missos e as ban­deiras de luta da ALBA-TCP. An­fi­trião do en­contro, o pre­si­dente Ni­colás Ma­duro, da Ve­ne­zuela, afirmou que essa de­cla­ração ra­ti­fica o ca­minho ini­ciado há duas dé­cadas e cons­titui um «abraço que marca o rumo da nossa his­tória».

Outro do­cu­mento con­sen­sual re­fere-se ao nas­ci­mento do pro­jecto pro­du­tivo eco­nó­mico Agro­Alba, que visa a pro­dução de ali­mentos. O pro­jecto propõe-se res­gatar a terra e torná-la pro­du­tiva para as­se­gurar a se­gu­rança e so­be­rania ali­mentar dos di­fe­rentes países, afirmou Ni­colás Ma­duro.

A ci­meira aprovou também uma de­cla­ração que con­vida de ma­neira per­ma­nente o Es­tado da Pa­les­tina, en­quanto «país irmão», a par­ti­cipar nas reu­niões da ALBA-TCP.

 



Mais artigos de: Internacional

Israel continua a atacar a Síria, Gaza e a Cisjordânia

Is­rael con­tinua a bom­bar­dear a Síria e a in­vadir novos ter­ri­tó­rios no país, para além da­queles que já ile­gal­mente ocupa nos Montes Golã. Ao mesmo tempo, pros­segue a agressão ge­no­cida contra o povo pa­les­ti­niano, con­ti­nu­ando a mas­sa­crar a po­pu­lação pa­les­ti­niana na Faixa de Gaza e a as­saltar ci­dades e al­deias na Cis­jor­dânia.

Eleições no Gana

No Gana, John Dramani Mahama, apoiado pelo Congresso Democrático Nacional (NDC, na sigla em inglês), partido progressista, ganhou as eleições presidenciais do passado dia 7. Será empossado a 7 de Janeiro de 2025 para um mandato de quatro anos. Mahama venceu outros 11 candidatos, entre os quais o actual vice-presidente,...