Reunião entre PCP e PEV reforça convergência

O PCP e o PEV reu­niram, no dia 13, na sede da So­eiro Pe­reira Gomes, a pe­dido de «Os Verdes», para apre­sen­tação das con­clu­sões da con­venção eco­lo­gista.

Em de­cla­ra­ções, Paulo Rai­mundo re­alçou o «con­junto muito sig­ni­fi­ca­tivo de ma­té­rias e áreas de in­ter­venção» que os dois par­tidos par­ti­lham, su­bli­nhando as grandes ba­ta­lhas po­lí­ticas e so­ciais que ambas as forças irão travar nos pró­ximos tempos, desde logo as elei­ções au­tár­quicas. Nestas, disse, é pre­ciso «afirmar a CDU como grande es­paço de con­ver­gência de co­mu­nistas, eco­lo­gistas, am­bi­en­ta­listas e de muitas ou­tras pes­soas sem fi­li­ação par­ti­dária».

Já Ma­riana Silva, da Co­missão Exe­cu­tiva do PEV, as­si­nalou a im­por­tância da con­venção eco­lo­gista, que, afirmou, «correu muito bem» e serviu como «es­paço de re­flexão e de­bate sobre di­versos temas».

A di­ri­gente des­tacou que «Os Verdes» con­ti­nu­arão a luta em torno da «emer­gência cli­má­tica» e em de­fesa dos ser­viços pú­blicos.

«Pre­ci­samos de olhar para o am­bi­ente e para as lutas eco­lo­gistas como trans­ver­sais a todos os ou­tros temas», su­bli­nhou Ma­riana Silva.

 

Pro­jecto di­fe­rente
Os dois di­ri­gentes con­ver­giram na ava­li­ação do tra­balho au­tár­quico da Co­li­gação PCP-PEV, que Paulo Rai­mundo clas­si­ficou como um «pro­jecto que as­senta na­quilo que são os pro­blemas das po­pu­la­ções e a sua re­so­lução», di­fe­ren­ciado de todos os ou­tros.

Já Ma­riana Silva frisou que a co­li­gação é, ver­da­dei­ra­mente, uma força «di­fe­rente e eficaz a nível local», que «tem como base a pro­xi­mi­dade com os ci­da­dãos e as po­pu­la­ções».

 



Mais artigos de: PCP

18 de Janeiro de 1934: lições que permanecem

A acção re­vo­lu­ci­o­nária de 18 de Ja­neiro de 1934 marca a afir­mação da classe ope­rária como van­guarda da luta an­ti­fas­cista e o PCP como o par­tido da classe ope­rária e grande di­na­mi­zador da re­sis­tência ao fas­cismo.

Encerramento da estação de Coimbra

O PCP realizou, no dia 8, uma acção de contactos com a população na estação de comboios de Coimbra (conhecida como «Estação Nova»), para denunciar o seu encerramento, entretanto já concretizado, no dia 12. Em nota de imprensa, o Partido lembra que este fecho é uma «injustiça social e ambiental», representando um...

Autocarros da STCP na linha de Leixões

O PCP enviou, no dia 8, uma carta à administração da STCP e à Área Metropolitana do Porto (AMP), exigindo medidas para que a empresa possa servir as novas estações da linha de Leixões. Na missiva, os comunistas pediram esclarecimentos a estas entidades, no sentido de saber se a STCP, em articulação com a AMP e os...

As percepções e o reaccionarismo

O último fim-de-semana foi mais um exemplo de refinada manipulação mediática ao serviço de uma descarada promoção dos valores reaccionários, retrógrados e xenófobos. No sábado, os directos e as peças noticiosas televisivas optaram por reduzir a manifestação contra o racismo em Lisboa – com o significado que em si assumia...