Plenário nacional de professores e educadores amanhã em Lisboa

O au­di­tório prin­cipal do ISCTE, em Lisboa, acolhe amanhã a partir das 14h30 o ple­nário na­ci­onal de pro­fes­sores e edu­ca­dores, no qual será de­ba­tida e vo­tada a versão final da pro­posta global de Es­ta­tuto da Car­reira Do­cente a ser en­tregue pela FEN­PROF ao Mi­nis­tério da Edu­cação, Ci­ência e In­ves­ti­gação. A pro­posta foi de­ba­tida ao longo da se­mana em vá­rias reu­niões com pro­fes­sores e edu­ca­dores.

No ple­nário será também dis­cu­tida uma moção em que se re­a­fir­mará a ne­ces­si­dade de va­lo­ri­zação da pro­fissão, o que para a fe­de­ração sin­dical cons­titui uma «con­dição in­dis­pen­sável para lhe con­ferir atrac­ti­vi­dade». Da moção cons­tará, acres­centa, a re­jeição de uma even­tual ten­ta­tiva de in­te­grar a car­reira do­cente na Ta­bela Re­mu­ne­ra­tória Única da Ad­mi­nis­tração Pú­blica e o apelo à dis­po­ni­bi­li­dade dos do­centes para lutar por uma efec­tiva va­lo­ri­zação da sua car­reira e pro­fissão.

Às 17h00, os par­ti­ci­pantes no ple­nário des­locam-se para junto da Rei­toria da Uni­ver­si­dade de Lisboa, do lado da Ala­meda, onde terá lugar uma con­fe­rência de im­prensa para di­vul­gação das con­clu­sões da ini­ci­a­tiva.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Trabalhadores da Administração Local e Função Pública exigem dignidade

No dia 28, cen­tenas de tra­ba­lha­dores das au­tar­quias e do sector em­pre­sa­rial pú­blico local de todo o País ma­ni­fes­taram-se nas ruas da ca­pital. No mesmo dia, cul­mi­nava a úl­tima de três pa­ra­li­sa­ções con­vo­cada pelos tra­ba­lha­dores das car­reiras ge­rais da função pú­blica.

Greves dão mais força à luta por melhores salários

Re­cor­reram à greve, nos úl­timos dias, tra­ba­lha­dores da Águas e Re­sí­duos da Ma­deira, da Nobre Ali­men­tação, da Viroc e da Raus­chert, com muito forte adesão e dis­postos a pros­se­guir a luta por me­lhores sa­lá­rios.

Por carreira na investigação científica

Uma delegação da FENPROF e do seu Departamento do Ensino Superior e Investigação entregou na Assembleia da República, a 27 de Fevereiro, um abaixo-assinado, com mais de 2500 subscritores, reivindicando o direito à carreira na investigação científica. Perante a «prolongada, injusta e...

Acordo positivo nos bares dos comboios

É possível «valorizar os trabalhadores, garantindo melhores salários, condições de trabalho mais justas e o reconhecimento do esforço de todos aqueles que asseguram diariamente o serviço a bordo dos comboios de longo curso da CP», comentou a Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e...

CESP persiste em reduzir horários do comércio

Na vés­pera de uma au­dição na AR, o CESP/​CGTP-IN rei­terou que a re­dução dos ho­rá­rios do co­mércio «é da má­xima im­por­tância para os tra­ba­lha­dores» e o seu bem-estar, re­pu­di­ando a po­sição das mai­ores em­presas.