Enfermeiros da região de Lisboa em greve
Os enfermeiros que exercem funções nos centros de saúde do distrito de Lisboa estiveram em greve no dia 20, registando-se adesões de 100 por cento na Unidade de Saúde Pública do Estuário do Tejo, na Unidade de Saúde Familiar da Vila, e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mafra.
De acordo com o SEP, que dá nota da greve, os enfermeiros estão em luta pelo pagamento de toda a remuneração em falta (nomeadamente retroactivos), pela conclusão dos concursos de gestor e especialista, pela harmonização de condições remuneratórias e de meios, pela operacionalização do «acelerador de carreira», pela contratação de mais pessoal e por mais investimento nos cuidados de saúde primários.
O sindicato da CGTP-IN lembra que os enfermeiros, integrados nas ULS desde 2024, continuam a ser penalizados em matéria de pagamentos e concursos devido à extinção das ARS.
No dia 20, estes profissionais aprovaram uma moção, que entregaram no Ministério da Saúde.