Manifestação de jovens trabalhadores é amanhã em Lisboa

Amanhã, 28, es­pera-se uma par­ti­ci­pada Ma­ni­fes­tação Na­ci­onal de Jo­vens Tra­ba­lha­dores, a ter início às 15h00, na Praça da Fi­gueira, Lisboa, pro­mo­vida pela In­ter­jovem/​CGTP-IN pelo Dia Na­ci­onal da Ju­ven­tude.

Sete em cada 10 jo­vens tra­ba­lha­dores levam para casa menos de 1000 euros por mês


Tal como em anos anteriores, a juventude trabalhadora irá sair à rua em luta contra a precariedade, a desregulação dos horários de trabalho e a pobreza.

Nesta acção, os jo­vens tra­ba­lha­dores irão, igual­mente, exigir a sua va­lo­ri­zação, rei­vin­di­cando o au­mento do sa­lário mí­nimo para os 1000 euros (num con­texto onde sete em cada 10 jo­vens leva para casa sa­lá­rios abaixo deste valor).

Mas, como a luta con­tinua, também no dia 5 de Abril os tra­ba­lha­dores irão sair à rua numa ma­ni­fes­tação na­ci­onal em Lisboa, Porto e Coimbra, pro­mo­vida pela CGTP-IN, sob o mote «Mais sa­lá­rios e me­lhores pen­sões. De­fender os ser­viços pú­blicos e as fun­ções so­ciais do Es­tado. Se­gu­rança So­cial, saúde, edu­cação, ha­bi­tação».

 

De­fender a Se­gu­rança So­cial

Também na se­mana de 17 a 21 de Março, a In­ter­sin­dical re­a­lizou uma Se­mana de Es­cla­re­ci­mento e Mo­bi­li­zação em De­fesa da Se­gu­rança So­cial, com um vasto con­junto de ini­ci­a­tivas em vá­rias re­giões e sec­tores de ac­ti­vi­dade, como de­bates, tri­bunas pú­blicas e ple­ná­rios.

A Se­mana teve início, no dia 17, com um de­bate sob o lema «Uma Se­gu­rança So­cial pú­blica e so­li­dária», pro­mo­vido pela FEN­PROF, e uma tri­buna pú­blica em frente ao Centro Dis­trital da Se­gu­rança So­cial de Faro.

Nos de­mais dias, as ini­ci­a­tivas de­cor­reram com forte adesão dos tra­ba­lha­dores, des­ta­cando-se um cordão hu­mano em Por­ta­legre e uma tri­buna pú­blica junto ao edi­fício da Se­gu­rança So­cial em Braga, ambas no dia 20.

«A Se­gu­rança So­cial pú­blica é um pilar es­sen­cial dos di­reitos so­ciais, dos tra­ba­lha­dores e dos re­for­mados, da co­esão so­cial, no com­bate à po­breza e à ex­clusão so­cial, uma con­quista de Abril e pa­tri­mónio dos tra­ba­lha­dores. O dis­curso da in­sus­ten­ta­bi­li­dade é uma fa­lácia», su­bli­nhou a CGTP-IN em nota de im­prensa de dia 19.



Mais artigos de: Trabalhadores

Investigadores e docentes exigem fim da precariedade

Uma de­le­gação do Sin­di­cato dos Pro­fes­sores do Norte (SPN) es­teve na inau­gu­ração de um campus uni­ver­si­tário no Porto, no dia 24, exi­gindo res­posta para os pro­blemas no en­sino su­pe­rior e in­ves­ti­gação.

Enfermeiros da região de Lisboa em greve

Os enfermeiros que exercem funções nos centros de saúde do distrito de Lisboa estiveram em greve no dia 20, registando-se adesões de 100 por cento na Unidade de Saúde Pública do Estuário do Tejo, na Unidade de Saúde Familiar da Vila, e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mafra. De acordo com o SEP, que dá...

Vidreiros em luta por melhores condições

Entre dia 25 e hoje, os trabalhadores do sector vidreiro estão em luta, reivindicando aumentos salariais de oito por cento, subsídio de refeição de 10,20 euros, melhores condições para quem trabalha por turnos, 25 dias úteis de férias, direito ao dia de aniversário, 35 horas semanais, um melhor seguro de saúde e mais...

Centenas participam em plenário na Super-Bock

No dia 18, centenas de trabalhadores da Super-Bock realizaram um plenário, no qual discutiram e rejeitaram a actual proposta de actualização das tabelas salariais que a empresa apresentou recentemente. Os trabalhadores, afirma o SINTAB, consideram que seria um absurdo aceitar uma proposta que...

Participada greve no sector social

No dia 21, os trabalhadores do sector social (IPSS, misericórdias e mutualidades) realizaram uma greve que contou com cerca de 80 por cento de adesão e culminou numa concentração, com centenas de participantes, em frente do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Lisboa. Os...

Salários nos seguros acima da inflação

Em Fevereiro e Março, o SINAPSA anunciou um conjunto de revisões de convenções colectivas de trabalho no sector dos seguros que resultaram em aumentos salariais, acima da inflação, no grupo Fidelidade, nas associadas da patronal APROSE, na Zurich, no grupo Generali, na Lusitânia e nas empresas que, em 2020, subscreveram...