Acções dos candidatos continuam
O Avante! continua a dar nota de mais iniciativas que a CDU realizou nos últimos dias em diversos círculos eleitorais e que contaram com a presença de candidatos e activistas da Coligação PCP-PEV.
Madeira
A CDU esteve, no dia 23, junto dos trabalhadores da RTP-Madeira, onde Herlanda Amado defendeu a necessidade da regulação democrática dos média, combatendo a degradação e manipulação da informação, e garantindo uma comunicação social orientada por critérios deontológicos, de pluralismo e de igualdade de tratamento. A Coligação PCP-PEV sublinhou, ainda, a importância do combate ao desemprego, à precariedade e aos baixos salários no sector, e do reforço do financiamento público da RTP, que passa por um plano de investimentos. No dia anterior, a CDU contactou os estudantes da Universidade da Madeira, divulgando como prioridade o fim das propinas.
Braga
Sandra Cardoso participou, no dia 23, com Ana Cabeleira e André Castanho, na apresentação pública de 25 medidas urgentes da CDU para o distrito de Braga. Deste conjunto, são de destacar as propostas em áreas como a saúde (gestão pública do Hospital e ULS de Braga e construção de um novo hospital para Barcelos e Esposende), os transportes (ligação ferroviária Braga-Guimarães e criação do passe social intermodal e inter-regional), educação (novas residências na UMinho e no IPCA) ou o ambiente (despoluição e requalificação das margens dos rios Cávado, Ave e Vizela). Já no dia 22, a CDU reuniu com formadores do IEFP e denunciou a sua precariedade.
Lisboa
Diversos activistas da CDU, incluindo Mariana Silva, realizaram, no dia 23, uma acção de contacto com os trabalhadores do posto de limpeza da freguesia do Areeiro, Lisboa. Na acção, a delegação da Coligação PCP-PEV pôde ouvir diversos problemas levantados por estes trabalhadores, nomeadamente os baixos salários e as condições de trabalho. Da parte da CDU ficou o compromisso de continuar a lutar pelo aumento geral dos salários, a regularização dos horários e a valorização de carreiras e profissões.No mesmo dia, Tânia Mateus e Sofia Lisboa estiveram em contacto com a população e os comerciantes da freguesia de Moscavide, Loures.
Setúbal
No dia 22, Paula Santos, ao lado de outros activistas da CDU, esteve em contacto com os trabalhadores das lojas do Alegro Setúbal. Na acção, ficou patente a necessidade e a justeza do encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados, sem perda de remuneração. A candidata participou, ainda, no dia seguinte, numa tribuna pública no centro distrital de Setúbal da Segurança Social (promovida pela USS, Inter-Reformados e MURPI), contactando, no dia 24, os trabalhadores da Hanon, Palmela. Também Bruno Dias contactou diversos trabalhadores no final da semana passada – no estaleiro da Câmara de Alcochete, na Crown, na ETAR do Montijo e na Visteon.