CDU discute, em Palmela, a situação da habitação


«A luta pela habitação é uma luta pelo futuro», assim nos deixou um dos testemunhos ouvidos na iniciativa da CDU sobre habitação, na ARPI de Pinhal Novo, em Palmela, no passado sábado.

A especulação, os aumentos das taxas de juro, a manutenção da “Lei dos Despejos”e o aumento das rendas fizeram duplicar o custo com habitação em 20 anos. Este caminho tem consequências na vida de milhões.

Uma deles é Rafael Meseiro que, ao intervir, desabafou que «mesmo com emprego estável, o sonho de ter uma casa própria era algo que não conseguia conquistar.» Esta experiência, como a do casal forçado a deixar o Pinhal Novo rumo a Alcácer do Sal, forçando longas deslocações diárias, são exemplos de uma situação da habitação que, em Setúbal, tem agravantes, como relatou Joana Bom. Num distrito onde «não é possível alugar uma casa por menos de 800 euros» e «os bairros de barraca aumentam» é impossível perspectivar qualquer futuro.

Falaram ainda Paula Santos, candidata pelo círculo de Setúbal, e Paulo Raimundo. A candidata denunciou a «facilidade nos despejos» e apontou que «quando olhamos para o dia-a-dia» vemos «dificuldades atrás de dificuldades». Paulo Raimundo questionou sobre como «estaria a educação ou a saúde» se o Estado apenas tivesse 2% de intervenção nas mesmas, como na habitação. Aquilo que é preciso é cumprir o artigo 65 na Constituição, pois «uma casa não são quarto paredes, é uma vida, são duas vidas, às vezes é a vida de uma família inteira».

 



Mais artigos de: Em Foco

Quem trabalha tem direito a uma vida digna

No fim-de-semana em que, por todo o País, soou A Carvalhesa dos sistemas sonoros de largas dezenas de carros, a CDU afirmou as suas propostas para assegurar um País mais justo e uma vida melhor para quem cá vive e trabalha. Domingo, na Marcha do Trabalho que encheu de força e combatividade o núcleo urbano antigo do Seixal, reivindicou-se o aumento geral dos salários em 15 por cento, num mínimo de 150 euros para cada trabalhador.

A Juventude sai à rua em busca do futuro de Abril

A Juventude CDU realizou, no sábado, 3, uma iniciativa nacional em Lisboa, precedida de um desfile dos Sapadores à Voz do Operário. Participaram centenas de jovens, assim como o Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo.

Opções claras destacadas em Sines

No dia 18, «é preciso fazer opções», alertou Paulo Raimundo, na segunda-feira, dia 5, num jantar-comício em Sines. O Secretário-Geral do PCP apelou a que o voto penalize «aqueles que têm sempre os impostos na boca, mas a única coisa que fazem é aprofundar a injustiça fiscal». Isso sucederia com...

CDU propõe aumento e valorização das reformas e pensões

Passagem obrigatória nas campanhas eleitorais da CDU é a freguesia do Couço, que foi um importante centro de resistência contra o regime fascista. Ali tiveram lugar importantes greves e manifestações, com o objectivo de defender os direitos dos trabalhadores rurais. Hoje, os problemas...