«Que Cultura para Aveiro?»

A CDU realizou, no dia 2 de Julho, na Taberna Rockabilio uma auscultação pública intitulada «Que Cultura para Aveiro?», que contou com a presença de Isabel Tavares, candidata à Câmara Municipal (CM), e Nuno Teixeira, primeiro na lista à Assembleia Municipal.

A iniciativa contou com a participação de dezenas de artistas e agentes culturais no município, que revelaram as dificuldades de acesso a apoios públicos, a inexistência de espaços de produção artística, as dificuldades de licenciamento, a burocracia e as taxas excessivas para a realização de espectáculos, entre outras dificuldades que condicionam a produção e fruição cultural.

Como se recordou, a CDU tem um incomparável percurso de intervenção e de defesa da cultura, não só pela forma como esta força insere a cultura no projecto político que propõe aos trabalhadores e ao povo, mas também porque a vê e defende de forma diferente.

Para esta força, a CM tem de criar condições, por via do apoio, aos agentes culturais, às estruturas que existem no terreno, às colectividades, às estruturas formais e informais, que permita que a produção cultural floresça em toda a cidade de forma equilibrada e coerente.

«É essencial que o município dê o devido apoio material, logístico e financeiro às instituições de forma a fomentar a produção cultural e edificar um diálogo de confluência entre a educação e a cultura, promovendo o trabalho desenvolvido nas escolas e na Universidade», defende a CDU.

«Aveiro é um município com vastas potencialidades mas com as prioridades erradas, sendo urgente uma aposta nos apoios aos artistas e associações locais para o desenvolvimento deste sector, proporcionando a valorização da cultura de formação local e possibilitando ainda a produção ou experimentação artística e todos», afirmou Isabel Tavares.

 



Mais artigos de: CDU

Mulheres da CDU «estão sempre lá» por uma vida melhor

Lazer, convívio e afirmação de direitos foram palavras de ordem no já emblemático Passeio das Mulheres CDU do Porto que se realizou no dia 6. Em Vilar de Mouros, Caminha, com as largas dezenas de participantes, esteve também Paulo Raimundo.

Quatro anos de proximidade, trabalho e desenvolvimento no concelho do Seixal

Ao fim de quatro anos de mandato, a CDU faz um balanço positivo da sua gestão no concelho do Seixal, destacando os avanços alcançados em áreas essenciais como educação, saúde, habitação, cultura, desporto e apoio à economia local. Em entrevista ao Avante!, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal (CM), sublinha a importância da proximidade com a população e do trabalho conjunto com as instituições locais. Olhando para o futuro, reafirma o compromisso com o progresso social, a melhoria das infra-estruturas e a criação de emprego. E assegura: «A vitória da CDU é – e sempre será – a vitória do concelho do Seixal.»

Voltar a caminhos já trilhados em Montemor-o-Novo

António Pinetra e Gil Porto, dois dos três vereadores da CDU em Montemor-o-Novo, falaram com o Avante! acerca deste último mandato, marcado por um executivo liderado pelo PS em aliança com o CDS, da obra feita pela CDU nos 40 anos anteriores e sobre desafios colocados para vencer a eleição autárquica.

Devolver o Funchal à sua população

Ricardo Lume, dirigente do PCP e ex-deputado no Parlamento Regional da Madeira, é o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF). A apresentação pública decorreu no dia 1 de Julho, num almoço-comício com mais de 200 participantes.

Trofa

Paulo Queirós, escriturário, é o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal da Trofa. É eleito na Assembleia Municipal (AM) de Trofa nos mandatos 2005/2009, 2013/2017 e 2017/2021. O primeiro da lista à AM é Raúl Devesas, administrativo, dirigente associativo.  

Porto

A CDU saudou a reposição, embora que tardia, da ligação fluvial entre o Ouro e a Afurada. «Esta entrada em funcionamento salienta a justeza da luta travada ao longo dos últimos pela CDU e pela população, demonstrando uma vez mais que é possível melhorar a vida das pessoas quando há vontade política», refere a Coligação...

Golegã

Em comunicado à imprensa, a CDU manifestou o seu repúdio pela decisão de transferir crianças da freguesia da Azinhaga para escolas na vila da Golegã, no próximo ano lectivo. Segundo a Coligação PCP-PEV, trata-se de uma medida que «afasta as crianças da sua escola e da sua terra, empurrando-as para a Golegã», e que não...