Trabalhadores saem hoje às ruas do Porto
É hoje, às 15h00, no Largo Soares dos Reis, Porto, a manifestação convocada pela CGTP-IN contra os retrocessos e para afirmar que uma vida melhor não só é necessária, como é possível.
Em particular, a Inter destaca que a acção decorre contra o Programa do Governo, verdadeira «declaração de guerra aos trabalhadores», que adia o aumento do salário mínimo para 2029, não combate a precariedade, quer mais retrocessos na legislação laboral e pretende subverter o direito a férias.
Contra estas opções, a confederação sublinha a exigência do aumento dos salários, da fixação imediata do salário mínimo nos 1000 euros e da aplicação do princípio de que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo efectivo, das 35 horas para todos e do direito a 25 dias de férias. A Inter denuncia, ainda, o anunciado ataque ao direito à greve, forma de «aumentar a exploração e limitar a luta».
A 7 de Agosto, também os trabalhadores algarvios sairão às ruas, com um Dia de Luta Regional, com greves e paralisações em vários sectores e uma concentração às 11h00 na Rua de Santo António, Faro.