1945 – a Itália liberta-se do fascismo no “outro” 25 de Abril

Desde 1946 que em Itália é feriado a 25 de Abril. Celebra-se nessa data a “Festa da Libertação”, que assinala a derrota do regime fascista e a libertação do país da ocupação nazi. Muito embora a guerra não tenha terminado definitivamente nesse dia, prolongando-se até ao início de Maio de 1945, foi a 25 de Abril que o Comité de Libertação Nacional da Alta Itália (CLNAI), sediado em Milão, proclamou uma insurreição geral nos territórios ainda ocupados pelos nazi-fascistas alemães e na chamada República de Saló (Estado fantoche criado nos últimos tempos da guerra, no Norte de Itália, quando parte do país estava já ocupada pelas forças anglo-americanas). A insurreição conduziu à retirada, nesse mesmo dia, das tropas nazi-fascistas das cidades de Turim e Milão.

Durante ano e meio, os movimentos de resistência populares, os partiggiani, nos quais os comunistas tiveram um destacado papel, combateram tenazmente as forças ocupantes alemãs e os seus aliados do fascismo italiano. Esta resistência e o avanço das tropas norte-americanas e britânicas, pelo Sul, conduziu à derrota do nazi-fascismo e à libertação de Itália, consumada a 2 de Maio, com a rendição completa das tropas alemãs e da República Social Italiana. Pelo seu destacado papel na resistência antifascista, o Partido Comunista Italiano saiu da Segunda Guerra Mundial como o maior partido político do país.