Artigo anterior  Próximo artigo


Reúne
5.ª Assembleia de Gaia


Sob o lema «Mais força para intervir», reuniu, no sábado passado, no Auditório da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, a 5.ª Assembleia de Organização Concelhia do PCP.

Com a presença de 120 militantes, a Assembleia analisou os problemas que afectam a população do concelho - hoje a enfrentar as dificuldades resultantes de «viver numa terra em que se deu um crescimento urbanístico anárquico sem a devida planificação e criação de infraestruturas» e onde pesa, de forma violenta, a questão da deslocação casa/trabalho -, discutiu e aprovou as principais linhas para o reforço da organização e intervenção partidária no concelho.

As intervenções deram particular destaque às eleições autárquicas de Dezembro e à política autárquica da maioria PSD na Câmara e da maioria PS na Assembleia Municipal, realçando, por outro lado, a qualidade da intervenção dos eleitos da CDU na Assembleia Municipal e nas freguesias.

No decurso dos trabalhos, a Assembleia apontou como grande objectivo eleitoral «a recuperação da presença institucional da CDU no Executivo Municipal», o que, como foi amplamente referido, corresponde «a uma gestão autárquica muito mais eficaz e transparente». Ou seja, um objectivo realista para o qual concorre a forte aposta feita na apresentação de Jorge Sarabando e Ilda Figueiredo como primeiros candidatos do concelho.

Por fim, a 5.ª Assembleia de Gaia, elegeu a nova Comissão Concelhia, profundamente renovada e composta por 30 membros, dos quais 26% são mulheres e 23% jovens.

Os participantes aprovaram ainda uma moção no sentido de um cada vez maior empenhamento dos comunistas na promoção dos valores da paz e da solidariedade entre os povos (designadamente com o povo palestino), contra a corrida ao armamento e o projecto norte-americano de defesa no espaço, pela saída de Portugal da NATO.

Coube a Sérgio Teixeira, da Comissão Política, encerrar os trabalhos. Na sua intervenção, o dirigente comunista comentou os últimos desenvolvimentos da política nacional, incidindo a sua atenção sobre as consequências mais gravosas da política de direita do Governo PS, a chantagens da direita PSD/PS, a acção e a luta do PCP e dos trabalhadores por uma nova política.

«Avante!» Nº 1434 - 24.Maio.2001