Resolução sobre os genéricos

Depois da crítica demolidora do PCP ao Governo pela sua política de saúde, já no período regimental de votações, o Parlamento aprovou por unanimidade um projecto de resolução que recomenda a adopção de medidas para a expansão do consumo de genéricos.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Assembleia da República

Saúde pelas ruas da amargura

Em matéria de saúde, as coisas vão de mal a pior. As más notícias sucedem-se. O anúncio de qualquer nova medida é recebido com cepticismo e receio. Dado por certo é já que não há decisão que não se destine a agravar as condições de acesso aos cuidados de saúde. O Governo, que se diz de esquerda, mas que faz o que a direita aplaude, por este caminho – e não falta muito -, não se livra de ficar conhecido como o que mais fez para ser o coveiro do sistema que garante o direito constitucional à saúde dos portugueses.

Maltratar as populações

O Governo não conseguiu provar que nenhuma das alegadas «reestruturações» na política de saúde, eufemismo com que dá cobertura à sua sanha destruidora, resulta em benefício das populações.

Fecho de urgências

Dos 176 pontos da rede de urgência existentes em 2003, caso se concretizem as medidas anunciadas pelo Governo, o País passará a dispor de 83, ou seja, encerram 93 pontos fixos de urgência.

A má sorte de viver no interior

Ao distanciar cada vez mais as populações das unidades de saúde, como a realidade tem vindo a demonstrar, o resultado dessa opção só pode redundar em prejuízo dos que carecem de cuidados.

Ministro apanhado

O Ministro da Saúde fugiu a importantes questões que lhe foram colocadas pelo PCP. Muito notada, em particular, foi a ausência de qualquer referência sobre o pedido de fiscalização de constitucionalidade das novas taxas moderadoras, em internamento e cirurgia. O governante, em debate anterior, afirmou que iria solicitar...

Alinhar com falsidades

Estava o presidente da bancada comunista a desenvolver a sua linha de raciocínio em torno da necessidade de uma outra política para o medicamento, dando exemplos concretos de medidas que poderiam inclusivamente garantir uma assinalável poupança, quando, sem que ninguém o esperasse – e a propósito de custos - acusou o...

Bodes expiatórios

Outra acusação de que o Ministro foi alvo no decurso da interpelação tem a ver com a sua tentativa de utilizar os profissionais de saúde como bodes expiatórios por todos os males do SNS. Esta é uma linha de ataque que se insere no quadro de uma intensa ofensiva que inclui a destruição das carreiras profissionais e a...