País Basco
Batasuna propõe nova autonomia
O Batasuna, partido basco ilegalizado, defendeu a criação de uma nova região autónoma «dentro do Estado espanhol», integrada pelo País Basco e por Navarra, como proposta para «solucionar o conflito».
A mais recente «oferta política» da esquerda basca foi apresentada no dia 7, por Arnaldo Otegi, numa conferência de imprensa, em San Sebastian, com os membros da «comissão negociadora do Batasuna», Rufi Etxeberria, Arantza Santesteban e Xabier Larral
Segundo explicou o porta-voz do Batasuna, os cidadãos das duas comunidades devem ter «a capacidade de decidir livremente o seu futuro político e institucional» para que todos os projectos políticos, incluindo o independentista, «possam ser defendidos e materializados».
Otegi considerou que este «acordo político» daria lugar «a um novo marco político para os territórios» basco e navarro, excluindo para já os territórios bascos franceses.
Apesar de se constituir numa nova região «com autonomia política em termos jurídicos», a comunidade permaneceria «dentro do Estado espanhol». A sua criação teria que ser aprovada pela maioria dos cidadãos tanto do País Basco como de Navarro.
«A esquerda basca considera que esta proposta permite superar o conflito em termos políticos com o Estado espanhol. Vai ao encontro do acordo político que estabelece definitivamente um cenário de paz justa, estável e duradoura no País Basco», afirmou Otegi.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: