Ovar debate software livre
Não aprisionar o progresso
A apresentação do novo sítio da Internet da Comissão Concelhia de Ovar do PCP deu o mote para um debate sobre o software livre, realizado no sábado no renovado Centro de Trabalho do Partido naquela cidade. Na mesa do debate, estavam Miguel Viegas, responsável por aquela organização partidária, e Miguel Jeri.
Coube a este último, informático e membro da Comissão Concelhia, sintetizar nos seus aspectos essenciais a origem do software livre, as suas características fundamentais e os valores que lhe estão associados. Segundo explicou Miguel Jeri, o software livre nasceu formalmente na década de oitenta, decorrente das crescentes restrições impostas pelas grandes empresas aos seus programadores no que respeita à partilha de conhecimento e informação.
O software livre obedece, assim, a um conjunto de princípios de que colocam acima de tudo a partilha em comum do progresso tecnológico. Contrariando, desta forma, as práticas monopolistas e favorecendo o livre acesso deste progresso a toda a humanidade.
Os frutos deste movimento, que reúne centenas de milhares de programadores em todo o mundo, já se fazem sentir. Está hoje à disposição de todos um conjunto de instrumentos que elimina já, em grande parte, a dependência face às grandes empresas informáticas, que cobram fortunas em licenças.
Em Portugal, o PCP tem-se batido na Assembleia da República pela adopção de software livre aos vários níveis da Administração Pública. Para além de quebrar laços de dependência face às grandes multinacionais de sofware, esta medida representaria igualmente uma poupança significativa de dinheiro público, sustentam os comunistas. Não é por acaso que França e Itália deram já passos nesse sentido. Mas por cá, apesar das duas resoluções do PCP aprovadas por unanimidade, os interesses instalados parecem falar mais alto.
O sítio da Comissão Concelhia de Ovar do PCP foi criado em 1999. Sem nunca recorrer a qualquer colaboração empresarial, a página, actualizada de forma quase diária, foi melhorando o seu aspecto gráfico e enriquecendo o seu conteúdo.
A nova página tem o endereço www.ovar.pcp.pt, e passa a estar alojada no servidor central do PCP.A gestão do site passa a ser feita através de software livre, o Joomla.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: