Cavaco foge ao debate

«A mais recente declaração da candidatura de Cavaco Silva sobre os debates televisivos entre os diferentes candidatos à Presidência da República é reveladora de uma deliberada estratégia que tem estado em curso e que passa pela utilização das suas funções enquanto Presidente da República ao serviço da campanha eleitoral, ao mesmo tempo que vai criando dificuldades e protelando a realização dos debates», considera o Gabinete de Imprensa da candidatura de Francisco Lopes.

Na nota emitida sexta-feira, dia 3, acrescenta-se ainda que «face à ausência de argumentos para continuar a sustentar o consecutivo adiamento da marcação dos debates» a candidatura de Cavaco Silva «vem agora invocar aquilo que não referiu em nenhuma das duas reuniões realizadas entre candidaturas e televisões, designadamente que “não realizará nenhum debate enquanto não entregar o processo de registo da sua candidatura”».

Ora tal argumento, sublinha ainda o Gabinete de Imprensa da candidatura de Francisco Lopes, torna evidente os reais propósitos de Cavaco Silva, sobretudo se considerarmos que não foi utilizado em nenhuma das outras duas vezes em que Cavaco Silva se candidatou à Presidência da República.

«Face a este posicionamento de Cavaco Silva, a candidatura de Francisco Lopes denuncia esta inaceitável estratégia – inseparável da tentativa de se furtar à sua responsabilização sobre a situação do País – e reafirma inteira disponibilidade para a realização de debates a dois entre o conjunto das candidaturas nos três canais generalistas de televisão. Disponibilidade extensiva à realização de um debate com a presença de todos os candidatos».

«A candidatura de Francisco Lopes considera que além de não haver razões ou pretextos para continuar a arrastar indefinidamente o agendamento dos referidos debates, em nenhuma circunstância as dificuldades criadas pela candidatura de Cavaco Silva os deverão inviabilizar», sublinha-se igualmente no texto enviado aos órgãos de comunicação social.

Assim, a candidatura de Francisco Lopes «manifestará junto das televisões e das restantes candidaturas a sua inteira disponibilidade para reunir» dando seguimento ao processo que concretize a realização dos referidos debates.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: