<i>O Militante</i> já saiu

Já saiu a edição de Setembro/Outubro d' O Militante. O texto de abertura, Tarefas exigentes, dá conta das tarefas que se colocam hoje aos comunistas: «A par da luta de massas e do reforço do Partido, traves-mestras da alternativa, é indispensável ampliar a unidade e convergência com outros sectores e personalidades democráticas. Isto é necessário para dar expressão política à frente antimonopolista e à concretização da política patriótica e de esquerda que preconizamos», diz-se nesse texto. Recrutar, integrar e responsabilizar é o título do artigo da secção Organização, que destaca a campanha de recrutamento e as tarefas daí decorrentes.

Em Trabalhadores, Américo Nunes assina A relação sindicatos/partidos e a independência e autonomia sindical – A actualidade de Marx (III), e Vanessa Silva reflecte sobre Um ataque ao Poder Local Democrático, na secção Lutas. Rui Fernandes, da Comissão Política, lembra a revolta dos marinheiros de Setembro de 1936 num artigo intitulado Jornada de coragem na luta pela liberdade e a democracia. Ainda nas Efemérides, Domingos Abrantes lembra o Congresso de Haia (1872) e o movimento operário português.

Manuel Gusmão preenche a secção PCP com o seu artigo O PCP e a integração de intelectuais, ao passo que Jorge Cadima, com Fascismo: raízes históricas e ameaça actual, completa a secção Internacional.

O item Juventude consta de dois textos, Com a força de luta construímos a escola de Abril e Os conteúdos escolares e a ideologia dominante, assinados respectivamente por duas dirigentes da JCP, Cristina Cardoso e Cátia Lapeiro.

A secção Economia é assegurada por Sérgio Ribeiro e Vladimiro Vale, que assinam Teoria e Prática – a partilhar reflexões e Economia Verde – como privatizar a polinização das plantas. Da edição de O Militante constam ainda três documentos do Comité Central: o comunicado da reunião de 30 de Junho e 1 de Julho; o regulamento para o debate no Partido e eleição de delegados ao XIX Congresso; e a resolução sobre as comemorações do centenário de Álvaro Cunhal.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: