Criar uma ligação marítima regular
Propostas para Santa Maria

Em Santa Maria, o primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral da ilha é Marco Coelho, 37 anos, militante do PCP. O cabeça de lista é operador de assistência em escala na SATA, um dos dois eleitos da Coligação PCP-PEV na Assembleia Municipal de Vila do Porto e membro do Conselho Consultivo da Unidade de Saúde de Ilha. Fora do âmbito político, foi dirigente desportivo e associativo durante 14 anos (até 2012) e tem uma participação cívica activa, também, no âmbito da blogosfera desde 2006.

A lista da CDU pelo círculo eleitoral da ilha de Santa Maria é ainda composta por Ana Loura, 63 anos, técnica de telecomunicações aeronáuticas; Ana Paula Moura, 39 anos, ajudante sócio familiar; Natália Borges Ferreira, 49 anos, gerente de armazém; Filipe Sousa Teves, 37 anos, oficial de operações aeroportuárias; Osvaldo Travassos, 39 anos, técnico de telecomunicações aeronáuticas; Lúcia Chaves, 45 anos, empregada de limpeza; Marco Paulo Chaves Coelho, 41 anos, jardineiro; Mário Sousa, 43 anos maquinista de centrais; José Henrique Braga, 24 anos, barman; Sónia Custódio de Sousa, 33 anos, empregada de limpeza. A mandatária é Ana Maria Nogueira dos Santos Loura.

Na apresentação pública da lista da Coligação PCP-PEV, realizada no dia 23, Marco Coelho começou por lembrar que os problemas da ilha «crescem à medida que avançam nos Açores a concentração da riqueza, de gente e de oportunidades, que cresce o desequilibro territorial, que aumenta o fosso de desenvolvimento entre as ilhas, que aumenta e se acentua a injustiça social».

As criticas estendem-se ainda ao PS, que tem «mandado e desmandado como quer e lhe apetece, sem ter de se preocupar com a vontade dos cidadãos, nem como os efeitos das suas políticas». Os efeitos estão à vista: «Somos uma ilha mais pobre, com menos gente, mais envelhecida, onde é mais difícil viver e trabalhar», criticou, frisando que a «maioria absoluta do PS tornou-se o principal obstáculo ao desenvolvimento harmonioso dos Açores, ao desenvolvimento da ilha de Santa Maria».

Mais CDU

Nestes sentido, a resposta aos problemas tem que passar pelo «o crescimento da CDU», com a eleição de mais deputados para «acabar com as maiorias absolutas» e «obrigar o próximo governo regional» a ter em conta «a vontade das pessoas, o interesse de todas as ilhas e também a voz dos marienses».

Marco Coelho deu ainda a conhecer o «trabalho feito em prol de Santa Maria» pela Coligação PCP-PEV. «Aníbal Pires [deputado do PCP e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel] foi, muitas vezes, a única voz dos marienses no Parlamento [Regional]», destacou, lembrando que se conseguiu «fazer aprovar uma proposta para pressionar o Governo da República para que transferisse para a Região os terrenos da ANA; aprovar a criação de um Plano, com discussão pública, para reabilitar a zona envolvente do Aeroporto de Santa Maria e salvaguardar o seu património, valores urbanísticos e ambientais» e «aprovar a reabilitação do cinema do Aeroporto, no Plano e Orçamento para o ano de 2013, que o Governo Regional injustificadamente atrasou».

Segundo o candidato, o PCP propôs ainda, em 2013, 2014, 2015 e 2016, a criação de uma ligação marítima regular, permanente, com capacidade para transportar passageiros, veículos e carga entre São Miguel e Santa Maria, uma proposta que o PS sistematicamente rejeitou, mas da qual não desistimos».

Medidas fundamentais

Para o futuro, o eleito comunista destacou a necessidade de «uma política transparente que seja factor de desenvolvimento e não um estrangulamento da economia da nossa ilha» e, para além dos transportes marítimos e da ligação regular a São Miguel, o «reforço decisivo das ligações aéreas, no âmbito do serviço público, com a redução do seu preço, como uma questão incontornável e essencial para o desenvolvimento de Santa Maria».

A CDU defende, por outro lado, «serviços de saúde que dêem resposta com qualidade e rapidez, que garantam a todos os habitantes da ilha esse direito humano básico, que tem de ser universal, de cuidados médicos adequados e acessíveis».




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: