O Militante de Setembro/Outubro

A Revista de Reflexão e Prática do PCP, que estará também à venda na Festa do Avante!, abre justamente com um artigo sobre «Abril, a Festa do Avante! e o Programa do Partido». No plano da organização partidária, destaca-se a necessidade de «Trabalhar para o êxito do XX Congresso, por um Partido Mais forte», e publica-se artigos-síntese que abordam as Assembleias das organizações Regionais de Castelo Branco e da Cidade de Lisboa.

Ainda no que ao Partido diz respeito, em O Militante encontramos textos sobre a actualidade do marxismo-leninmismo, «Sobre a unidade de teoria e prática e o papel de vanguarda do Partido» e a respeito da passagem dos 40 anos do VII Congresso do PCP, realizado sob o lema «Com a Democracia para o Socialismo».

O Tema desta edição é «Envelhecer com direitos – A instrumentalização dos indicadores demográficos», e no que toca à Juventude, surge um artigo intitulado «O PCP, o Partido de hoje e do futuro, o Partido da Juventude».

O espaço Efeméride é dedicado aos 80 anos da Revolta dos Marinheiros, ao passo que mais adiante na revista surgem dois artigos sobre Vasco de Magalhães-Vilhena, um abordando a sua condição de filósofo e militante comunista, outro avançando alguns tópicos para reflexão sobre o texto do autor «Fragmentos sobre Ideologia».

Ao nível internacional, as páginas são dedicadas à União Europeia e designadamente à encruzilhada em que se encontra a Europa, enquanto na rubrica Documentos é possível consultar dois: «A libertação do País da Submissão ao Euro, condição para o desenvolvimento nacional», e «Reforçar a Caixa Geral de Depósitos – Apoiar o desenvolvimento económico e social do País».

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: