Levar por diante as reivindicações das mulheres
Manifestação Nacional de Mulheres reivindica igualdade na vida

LUTA Celebrando o Dia Internacional da Mulher, Lisboa volta a acolher, no dia 9 de Março, uma manifestação nacional de sob o lema «Igualdade na vida. O combate do nosso tempo».

A data foi anunciada no final da Manifestação Nacional de Mulheres, que teve lugar no dia 10 de Março de 2018, sob o lema «Igualdade e justiça social, no presente com futuro». O compromisso foi reafirmado no X Congresso do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que teve lugar no dia 27 de Outubro, em Setúbal.

Na reunião magna do MDM foi aprovada uma declaração onde se exorta as mulheres a comemorar o Dia Internacional da Mulher com acções em todo o País, envolvendo «um maior número de mulheres em torno das suas aspirações e reivindicações».

O «ponto alto» destas celebrações será em Lisboa, com a Manifestação Nacional de 9 de Março. «Celebrar o 8 de Março com esta manifestação é ampliar a luta das mulheres na exigência do cumprimento dos seus direitos e por uma verdadeira política de igualdade, que materialize na prática a igualdade para todas e todos», afirma o documento, onde se valoriza «a luta das mulheres portuguesas e de todo o mundo».

O MDM, com um percurso de 50 anos, celebra o Dia Internacional da Mulher «entrelaçando o passado e o presente, revitalizando a sua história e o seu papel ímpar na luta pela igualdade, pelos direitos e a dignificação das mulheres».

Em Portugal, o 8 de Março começou a ser celebrado no tempo do fascismo e na clandestinidade, sob formas muito diversificadas. Com a Revolução de Abril, as comemorações, realizadas em liberdade e democracia, «tiveram um papel crucial na mobilização de largas camadas de mulheres em todo o País com as mais diversas iniciativas políticas, culturais, manifestações e concentrações de rua, sempre ligadas aos problemas e vivências concretas das mulheres, uma data que atravessou fronteiras e galvanizou para a luta gerações de mulheres», destaca o movimento.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: