1969 – Festival de Woodstock

Quase meio milhão de pessoas participaram, entre 15 e 18 de Agosto de 1969, naquele que ficou conhecido como Festival de Woodstock, no estado norte-americano de Nova Iorque. Prometendo «três dias de paz e música», o festival reuniu um impressionante leque de artistas e bandas de folk e rock, dos mais consagrados da época, entre os quais se contaram Richie Havens, Ravi Shankar, Arlo Guthrie, Joan Baez, Santana, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Joe Cocker, Crosby, Stills, Nash & Young e Jimi Hendrix. Muitos outros, não menos notáveis, foram convidados, mas não puderam ou não quiseram participar.

Muito embora também se tenha realizado em 1979, 1989, 1994, 1999 e 2009, o Festival de Woodstock ficou conhecido sobretudo pela sua primeira edição, não só pelos artistas presentes como pelo momento em que se realizou, no auge da contestação popular à guerra do Vietname, que contribuiu decisivamente para ampliar. Momento alto deste clamor pela paz foi a interpretação de Jimi Hendrix, na sua Fender Stratocaster, do hino norte-americano carregado de distorção, a lembrar raides e bombardeamentos aéreos.

(Na memória da passada semana é referido que 1969 foi o ano em que se editou a primeira aventura de Astérix, o Gaulés, quando a data correcta é 1959. Pelo lapso apresentamos desculpas aos nossos leitores.)



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: