Assembleias de Organização apontam medidas para a melhoria do trabalho do Partido e reforço da sua influência

Orientar o recrutamento

Dando cumprimento às decisões do 16.º Congresso e da Conferência Nacional, as organizações locais e sectoriais do PCP prosseguem a realização de Assembleias de Organização.

A organização da freguesia do Alto Estanqueiro / Jardia, realizou, assim, no passado dia 9 de Março, a sua 1.ª Assembleia de Organização, com a participação de 25 militantes.

Freguesia há 17 anos, o Alto Estanqueiro /Jardia é uma freguesia tradicionalmente rural do concelho de Montijo que, a par da actividade agrícola, vive da existência de algumas empresas de pequena e média dimensão, características tidas em conta na Resolução Política aprovada pela Assembleia.

No decurso dos trabalhos, Carlos Sousa, responsável pelo trabalho do Partido na freguesia, apontou de forma sucinta os objectivos de trabalho da Resolução Política, destacando, entre eles, o reforço do trabalho junto das empresas, dos reformados e da juventude e a necessidade de orientar o recrutamento para os trabalhadores das empresas, sobretudo os mais jovens. A Assembleia considerou, ainda, a necessidade da realização regular de plenários de militantes, bem como a saída regular da folha informativa da Comissão de Freguesia.

Anabela Berto, outra interveniente, salientou o papel do Partido na freguesia, nomeadamente na mobilização da população no protesto contra a insegurança rodoviária no Bairro da Boa Esperança e pela exigência da semaforização e rápido início da construção da rotunda. Valorizou, ainda, a recente luta da população do Bairro Miranda, frustrada com o incumprimento dos compromissos da Câmara socialista que, em vez de asfaltar as ruas do bairro como prometera, ficou-se por um rua apenas, mantendo por resolver o problema do saneamento básico.

No final, foi eleita a nova Comissão de Freguesia, composta por sete elementos.

A anteceder a Assembleia, realizou-se um almoço-comemorativo do 82.º Aniversário do PCP, durante o qual, Jorge Amorim, do Executivo da DORS, falou sobre a história e a luta do PCP e realçou o significado do Dia Internacional da Mulher, valorizando o facto de a nova Comissão de Freguesia ter na sua composição 57% de mulheres.


Resolver os problemas


Na quinta-feira, 6 de Março, também a organização da freguesia de Oeiras do PCP realizou a sua Assembleia de Organização.

A Assembleia destacou o significado especial de se realizar no próprio dia do aniversário do «sempre jovem» PCP, congratulando-se, sobretudo, com o facto de a discussão efectuada ter conduzido a medidas concretas para o reforço do Partido.

Com 6,7 km2, 39 mil habitantes e 32 mil eleitores, a Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra pode ser considerada uma grande freguesia, maior que muitos concelhos do País. Tem, porém, sérios problemas por resolver.

De facto, no que respeita ao meio ambiente, as áreas verdes têm vindo a reduzir-se ou são maltratadas, a água de consumo humano está longe de ser de qualidade e a Ribeira da Laje continua a funcionar como um esgoto a céu aberto, constituindo um foco de contaminação da saúde pública e das praias. Problemas que devem merecer a atenção do PCP e exigem o seu reforço, para o qual representa um passo muito importante a renovação e rejuvenescimento da nova Comissão de Freguesia eleita, agora constituída por 10 elementos, que assumiram a tarefa de organizar os diferentes bairros.



Mais artigos de: PCP

Afirmar o PCP, transformar a realidade

«Organizar, intervir, lutar – afirmar o PCP.» Estes eram, para além de lema, objectivos centrais da VI AORS do PCP, realizada em Setúbal no passado dia 15, no sentido dos quais se deram passos decididos.

Comemorar um Partido cheio de vida

O Teatro Rivoli abarrotava de entusiasmo, no domingo passado, ao som de Manuel Freire, na comemoração do 82.º aniversário do PCP, no Porto.

Trabalhadores são decisivos

A célula do PCP no Arsenal do Alfeite realizou, no passado dia 8 de Março, a sua 7.ª Assembleia de Organização, que debateu a actual situação política, particularmente a situação do Estaleiro, definiu medidas para o reforço da organização do Partido e elegeu o novo Secretariado, composto por sete camaradas.

Rumo ao futuro

O 82.º aniversário do PCP continua a ser comemorado pelas organizações do Partido um pouco por todo o País. Algumas delas, tendo em conta a data, comemoraram conjuntamente o Dia Internacional da Mulher.

Direcção Regional aprova normas de funcionamento

Reunida dois dias após a realização da 2ª Assembleia Regional do Alentejo, a nova Direcção Regional aprovou normas relativas ao seu funcionamento, procedeu a ajustamentos do calendário de iniciativas para 2003 e elegeu o seu Executivo, agora constituído por José Soeiro, António Vitória, Fernando Carmosino, José Catalino e Raimundo Cabral.