Perante a incapacidade da Câmara do Cadaval

CDU promete lutar

A CDU do Cadaval realizou um encontro para debater o trabalho nas autarquias, analisou a situação política do concelho e prometeu lutar por uma alternativa às maiorias actuais.

É necessário potenciar a oposição pela proposta alternativa

A iniciativa, que se realizou na Junta de Freguesia do Vilar, teve como objectivo, promover a reflexão e o debate entre os eleitos e apoiantes da CDU sobre o trabalho realizado desde as últimas eleições, proceder a uma avaliação da actuação das outras forças políticas, e perspectivar a acção futura tendo em vista as eleições autárquicas de 2005.
«A convocação do encontro da CDU sobre o trabalho autárquico corresponde à atenção que a CDU tem prestado a esta importante esfera da vida local e às responsabilidade que a sua presença e intervenção nas autarquias criaram e ampliaram neste mandato 2001-2005», afirmou, na intervenção da abertura, Ricardo Miguel, da Comissão Coordenadora da CDU do Cadaval.
Esta reunião, que contou com a participação de autarcas, apoiantes da CDU e de Jorge Amador, membro do Comité Central do PCP, foi ainda expressão da necessidade de, perante novos problemas, alterações operadas no enquadramento do Poder Local e insuficiências que têm vindo a manifestar-se no trabalho das autarquias e na acção local, encontrar novas respostas e adoptar medidas que contribuam para melhorar a acção dos eleitos para garantir uma intervenção da CDU mais ampla e decidida sobre os problemas locais.
Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Vilar, uma equipa CDU composta por independentes, que tem operado enormes transformações expressas na edição do Boletim da Freguesia, nas reuniões públicas da Junta e Assembleia, criação de um horário de atendimento à população, na atenção prestada à educação, mesmo perante a incapacidade da Câmara em acompanhar o dinamismo e as reivindicações destes.
«A acção da CDU distancia-se das restantes forças políticas pelo espírito crítico, reivindicativo, pelo inconformismo com que apresenta, pelas propostas e medidas que defende», continuou Ricardo Miguel, sublinhando que, pelo contrário, «deparamo-nos com um PSD cada vez mais desacreditado pelas sucessivas trapalhadas políticas e incumprimento das promessas apresentadas aos eleitores».
Entretanto, defendendo o concelho e a vida colectiva perante a gestão de direita, a acção combativa, o conhecimento dos problemas, a firme e coerente oposição, Ricardo Miguel destacou, lembrando as eleições autárquicas de 2005, que «é necessário potenciar a oposição pela proposta alternativa, pela denúncia, pela mobilização da população, pela participação dos cidadãos rasgando perspectivas de esperança e de futuro».


Mais artigos de: Nacional

«Perseguição judicial»

O PCP acusa o Governo de ser o responsável «político e moral» de um novo julgamento pela prática de aborto clandestino, por ter rejeitado na Assembleia da República a sua despenalização.

Usurpação de competências em Loures

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e a CDU de Loures denunciaram, na passada semana, que os trabalhadores da autarquia estão descontentes com a Câmara Municipal (PS), a quem acusam de não cumprir compromissos relativos à progressão nas carreiras.Segundo divulgou a CDU, no mesmo...

Em defesa da escola pública

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) lançou, recentemente, em Coimbra, um abaixo-assinado em defesa de uma «escola pública para todos, gratuita e de qualidade», contestando o apoio a colégios privados «à custa dos estabelecimentos públicos». No documento, o SPRC critica os colégios privados por estarem a...

Almada além fronteiras

As cidades de Almada, Liublina e Las Palmas, foram as três finalistas do prémio «Semana Europeia da Mobilidade». No entanto, como só poderia haver um vencedor, foi a capital da Eslováquia que venceu o galardão.O galardão, de carácter simbólico, foi atribuído no âmbito da Semana Verde, organizado pela Comissão Europeia,...

Valorizar os monumentos de Beja

O património arquitectónico e arqueológico do concelho de Beja vai ser totalmente inventariado, originando depois uma base de dados informática com actualizações permanentes, segundo um protocolo, assinado quinta-feira.O trabalho de pesquisa insere-se no protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Beja (CDU) e a...

Os jogos do PSD e os ziguezagues do PS

Correspondendo a um desejo de há muito expresso pelas comunidades portuguesas e pelo Conselho das Comunidades, o PCP apresentou uma proposta no âmbito da revisão constitucional visando dar dignidade constitucional ao Conselho das Comunidades.Várias foram, na altura, as manifestações de regozijo pela proposta do PCP, mas...