Assembleia Concelhia do Montijo

Retomar maioria nas próximas autárquicas

Estruturar melhor o trabalho autárquico para recuperar a presidência do município e a maioria em mais freguesias nas próximas eleições é, a partir de agora, o principal objectivo político da Organização do Montijo.

PS, PSD e CDS/PP são responsáveis pelos atrasos do Montijo e da Península

A decisão foi tomada depois de a X Assembleia de Organização Concelhia, realizada no dia 5 de Novembro, ter caracterizado a gestão do PS na Câmara de Montijo como «arrogante, autista e conflituosa e incapaz de transformar o crescimento em desenvolvimento sustentado».
Para os 60 delegados presentes, esta estruturação deve traduzir-se num contacto mais regular dos autarcas comunistas e da CDU com as populações, para que melhor possam assumir-se «porta-vozes dos seus anseios e direitos». Este trabalho, contudo, tem de ser «um trabalho do Partido no seu todo, das suas organizações, dos seus militantes». A declaração aprovada no decurso dos trabalhos remete mesmo para a Resolução do XVII Congresso do PCP, que considera decisivo «o alargamento da consciência em todo o Partido da acção das autarquias como um espaço de afirmação do PCP, de reforço da sua ligação às massas e da sua influência», assumido como uma importante frente de intervenção do Partido no plano local, que a incorpora mas não a esgota.»
Aliás, a recuperação da posição de primeira força política para a CDU é identificada como um contributo também para «uma política de esquerda em Portugal». Na Península de Setúbal, concretamente, onde a CDU tem «obra feita» e «usufrui da inter-ligação e de uma dinâmica muito próprias de planos e projectos integrados de alta qualidade, alcance e exigência reivindicativa junto do Poder Central», o PCP está em condições, garante a Assembleia, de dizer – e di-lo – que «os atrasos do Montijo e da Península são da responsabilidade do PS, do PSD e do CDS-PP».

Transformar município

A X Assembleia da Organização Concelhia do Montijo do PCP decidiu, pois, divulgar amplamente estes objectivos à população e aos trabalhadores do concelho, confiante na sua disponibilidade para ajudar a nova Comissão Concelhia a levá-los à prática, tornando-se inclusive «agentes activos e comprometidos» da transformação do Montijo «num município de melhor qualidade de vida e maior participação democrática».
Ainda segundo aquela declaração, «o PCP e a CDU assumem em toda a sua plenitude o seu passado, a sua obra, as suas responsabilidades», alicerçando nessa força «a convicção das próximas vitórias».
José Capucho, membro do Secretariado do CC, presente na Assembleia, interveio sobre o momento político actual, marcado particularmente, disse, por uma grande ofensiva do actual governo do PS contra os serviços públicos. Aliás, a reunião magna dos comunistas do Montijo havia já referido, no decurso dos trabalhos, a luta das populações em defesa das urgências do Hospital do Montijo, no que contou com a solidariedade do PCP.


Mais artigos de: PCP

«Política de desastre»

O PCP denuncia que «o Orçamento do Ministério da Cultura para 2006 prevê uma despesa inferior não apenas a 2006, mas até à orçamentada para 2003».

Novos grafismos e novas funcionalidades

A página do PCP na Internet tem, a partir de hoje, uma nova imagem e novas funcionalidades. Foi adoptado o Joomla, um sistema desenvolvido em software livre que permite a utilização de base de dados e novas funções aos visitantes da página: motor de busca, melhorando a possibilidade de pesquisa na página, o envio de...

Repor a história

Uma exposição, inaugurada por José Capucho, membro do Secretariado do CC do PCP, deu início, na sexta-feira, em Lisboa, ao ciclo de debates evocativo de 5 obras de Álvaro Cunhal, «ainda hoje actuais e de leitura indispensável» nas palavras daquele dirigente.

Encerrar é o objectivo

A Comissão Política do PCP considera que a proposta da rede de serviços de urgência elaborada pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências procura apenas «apresentar um disfarce técnico» para uma opção política de encerramento de um conjunto de urgências. Esta proposta, como outras que têm...

Valorizar potencialidades e recursos

Com cerca de quatro dezenas de delegados e convidados, realizou-se, no passado dia 29 de Outubro, a VI Assembleia da Organização Concelhia de Bragança do PCP.

Transformar os concelhos

Analisar e debater os avanços e recuos resultantes da acção da Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos, eleita há um ano, foi o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia da Organização Inter-Concelhia, que se realizou no passado dia 4 de Novembro.

Dinamizar a luta

«Organizar para Intervir» foi o lema da I Assembleia da Organização da Freguesia de Esgueira do PCP, realizada no passado dia 27 de Outubro.

Um Partido mais forte!

A Organização do PCP da Freguesia de Colares quer promover o reforço organizativo e uma maior intervenção política nas questões da freguesia. Para isso, realizou, no passado dia 29 de Outubro, a sua II Assembleia de Organização.