Bolívia

Nacionalizadas empresas de Lozada

Evo Morales anunciou que as empresas do ex-presidente da república e proprietário da Companhia Mineira do Sul, Sánchez de Lozada, vão ser nacionalizadas.
«Quero advertir que as empresas de Gonzalo Sánchez de Lozada têm que regressar às mãos do Estado boliviano. Se quiserem apresentar queixas internacionais, estamos dispostos a enfrentá-las», disse o chefe do governo de La Paz numa declaração pública durante o passado fim de semana.
Morales desafiou ainda Lozada a voltar à Bolívia para defender os respectivos bens em vez de se esconder «cobardemente» nos EUA. Caso tal aconteça, sublinhou, Lozada vai enfrentar a justiça pelo massacre ocorrido na cidade de El Alto, em 2003, e enquanto responsável por negócios na área da exploração dos recursos naturais do país, os quais, esclareceu, não só lesaram o povo como foram realizados em benefício próprio e de terceiros que o apoiavam.


Mais artigos de: Internacional

Crise das tortilhas abala México

Dois meses e meio após ter tomado posse, Filipe Calderón enfrenta a crescente contestação popular. Centenas de organizações preparam uma greve geral para o mês de Maio.

Maratona negocial conclui acordo

Ao fim de seis dias de intensos contactos diplomáticos, Coreia do Norte, EUA, China, Rússia, Coreia do Sul e Japão assinaram um acordo para pacificação da península coreana.

Equatorianos exigem constituinte

Milhares de equatorianos concentraram-se, segunda e terça-feira, frente ao parlamento do país para exigir que os deputados aprovem a convocação de uma assembleia constituinte, solução que, fundamentam, permitirá construir um país sustentado num modelo político, económico e social respeitador das aspirações do...

Maravilhas do império

O ano passado terminou mal para «Tory» Blair e este ano não começa melhor. Em Dezembro de 2006, Rowan Williams, arcebispo de Canterbury e chefe da Igreja Anglicana, atacou ferozmente a política do primeiro-ministro britânico no Iraque, ao denunciar que afecta negativamente as comunidades cristãs que vivem nesse país. Num...