Aveiro

Injustiça social agrava-se

Reunida recentemente, a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP analisou a situação social no distrito e as tarefas partidárias a realizar.
A abertura do ano lectivo, foi uma das questões também analisadas pela DORAV, que diz ter este começado mal, apesar dos anúncios de tranquilidade e normalidade do Governo. No distrito de Aveiro, prossegue o encerramento de escolas sem a criação de alternativas condignas, principalmente no 1º ciclo do ensino básico – onde se sente falta de pessoal docente na Educação Especial e no Apoio Educativo para alunos com dificuldades de aprendizagem – e não existe qualquer investimento significativo para o bom funcionamento dos vários Cursos de Educação e Formação e Cursos Profissionais que foram abertos. Depois de enumerar situações concretas de encerramento de escolas e deficiências existentes em muitas outras, o PCP alerta também para a «completa asfixia financeira» que se perspectiva para a Universidade de Aveiro, com os cortes da ordem dos 14% sofridos no Orçamento do Estado.
O PCP está particularmente preocupado com a falta de trabalho que neste momento existe na ROHDE e que, depois de um período de muito trabalho, em que «os trabalhadores estiveram disponíveis para trabalhar horas suplementares sem a devida recompensa, instalou «a incerteza e o receio quanto ao futuro» entre os trabalhadores.
Ora, num concelho marcado pelo desemprego, pela ausência de soluções e com uma concentração da indústria de cortiça que dificulta a já difícil situação das pequenas empresas, a obrigação do Governo e da autarquia é «zelarem pela defesa daquela unidade industrial», defende PCP, preocupado também com o atraso no pagamento de salários na CETAP, em Espinho, com a indefinição existente nas caves Neto Costa e com o súbito encerramento da fábrica Pluma, de Castelo de Paiva.


Mais artigos de: PCP

PCP entrega Petição

Uma delegação da Direcção Regional de Aveiro do PCP, constituída por Luís Quintino, Óscar Oliveira e Lúcia Gomes, membros deste organismo, deslocou-se, na passado dia 3, à Assembleia da República, para entrega de uma petição «Reabilitar a Linha do Vale do Vouga é Urgente e Imperativo», subscrita por mais de 4500...

Homenagem a Óscar Lopes

Por ocasião da passagem do 90.º aniversário de Óscar Lopes, o Secretariado do Comité Central do PCP homenageou, na segunda-feira, esta grande figura de intelectual e «infatigável combatente da liberdade», através de um comunicado (que a seguir se transcreve) e associando-se à homenagem que lhe é promovida pela Cooperativa Árvore, no próximo domingo.

PCP inaugura Centro de Trabalho

Seis dezenas de militantes e simpatizantes do PCP assistiram, no passado dia 30 de Setembro, à inauguração do Centro de Trabalho de Albufeira, em que igualmente participou Rui Fernandes, membro do Secretariado e da Comissão Política.«A inauguração do Centro de Trabalho de Albufeira é mais do que a concretização de um...

Tomar tem novo CT

No passado fim-de-semana, Jerónimo de Sousa participou na inauguração do novo Centro de Trabalho do Partido em Tomar, agora situado numa das principais artérias da cidade.Na ocasião, Custódio Ferreira, membro da Comissão Concelhia do PCP, manifestou a satisfação dos comunistas de Tomar por passarem a dispor de um espaço...

PCP tem condições para crescer

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, visitou no passado fim-de-semana as Ilhas do Faial e do Pico, Açores, onde teve oportunidade de confraternizar com simpatizantes e militantes do Partido.

Um sector estruturante e estratégico

No âmbito da preparação da Conferência Nacional do PCP sobre questões económicas e sociais, realizou-se, na sexta-feira, em Lisboa, no CT Vitória, um debate/audição dedicado às questões dos transportes.

A submissão às grandes potências

O PCP considera que a política externa do Governo PS «colide com os interesses nacionais» e com a Constituição, defendendo, em alternativa, uma «política de paz, cooperação e amizade com todos os povos».