Também no Alentejo intensifica-se a campanha do PS visando ludibriar a opinião pública e desse modo tentar manter-se no poder apesar das desastrosas políticas destes quatros anos.
Michel Giacometti nasceu em Ajaccio, Córsega, em Janeiro de 1929 e veio a falecer em Faro, em Novembro de 1990. Nesses 61 anos que durou a sua vida – tão breve para os seus amigos que profusamente criou, manteve e deixou em Portugal – mais de metade viveu-os no nosso País, numa permanente aventura de descoberta.
Tendo em conta a importância dos próximos actos eleitorais que se avizinham (europeias, legislativas e autárquicas), foi apresentada, quinta-feira, em Lisboa, a Juventude CDU, uma conjugação de entendimento e de esforços entre a Juventude Comunista Portuguesa e a Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes». Uma união que visa divulgar as propostas e o projecto da CDU, mas também denunciar o que têm sido as políticas das forças de direita, onde se inclui o PS, junto da juventude.
Numa declaração de Jerónimo de Sousa, proferida na segunda-feira, o PCP anunciou a realização de uma «Marcha de protesto, ruptura e confiança» no próximo dia 23 de Maio, em Lisboa. Publicamos na íntegra a declaração do Secretário-geral do Partido.
Com cerca de 200 delegados e convidados, a VI Assembleia da Organização Regional de Coimbra do PCP, realizada no sábado, debateu a situação social do distrito e a intervenção do Partido e elegeu a nova Direcção Regional.
O PCP assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, no dia 21, com uma declaração do Secretário-geral, em Lisboa, proferida perante representantes de associações de imigrantes.
No Dia Nacional da Juventude, a CGTP-IN realiza uma manifestação nacional de jovens trabalhadores, que vão trazer à rua os problemas de todos os dias e reclamar mudança de política, emprego com direitos, estabilidade e melhores salários.
Os dados de Fevereiro mostram um forte aumento dos desempregados inscritos nos centros de emprego, revelando o efeito das políticas seguidas pelo Governo e mostrando também que a oferta é escassa em número e dura em condições.
As «medidas de apoio às famílias» que José Sócrates anunciou, na semana passada, no Parlamento, são «tardias e insuficientes» e não vão no sentido da necessária mudança de políticas, considerou a CGTP-IN.
Várias forças representadas na Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações das Forças e Serviços de Segurança participam na manifestação de dia 31, em Lisboa, para exigir carreiras e condições de trabalho dignas.
José Sócrates foi ao Parlamento anunciar um pequeno grupo de medidas de apoio às famílias, reformados e desempregados. «O problema de fundo é que dá com uma mão o que antes tirou com as duas a quem menos tem e menos pode», considerou o Secretário-geral do PCP, para quem, não obstante o pendor «positivo» de algumas delas, tais decisões são «pontuais», pecando ainda por «insuficientes» e «tardias».
O Governo tem na calha um despedimento massivo de professores, com isso agravando ainda mais a precariedade e as condições para o exercício da docência. O alerta é do PCP, para quem esta é a «dura realidade» que desmente toda a propaganda governamental.
Porque a agricultura portuguesa atravessa a pior crise dos últimos 30 anos, realiza-se, hoje, quinta-feira, às 14h30,em Lisboa, uma concentração nacional de agricultores.
Com a presença de mais de 60 pessoas, foram apresentados, sábado, na Tuna Comercial Torrense, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Torres Vedras.
Cerca de três milhões de trabalhadores dos sectores público e privado participaram nas manifestações realizadas, dia 19, em mais de 200 cidades de Norte a Sul da França. O protesto que paralisou o País ultrapassou em dimensão a jornada anterior de 29 de Janeiro.
Após a queda dos governos da Islândia e da Letónia, o primeiro-ministro húngaro, Ferenc Gyurcsany, propôs demitir-se, dia 21, durante o congresso do Partido Socialista que lidera.
O histórico triunfo da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional nas presidenciais em El Salvador assume particular relevância pelas condições em que foi alcançada, sublinhou em entrevista ao Avante! Pedro Guerreiro, deputado do PCP no Parlamento Europeu, que esteve no país na qualidade de observador do sufrágio.
O governo venezuelano decidiu implementar um conjunto de medidas com o objectivo de enfrentar as consequências da crise capitalista no país. Entre elas está o aumento do salário mínimo em duas ocasiões este ano.