Honduras

Resistência continua

A Frente Nacional contra o golpe de Estado nas Honduras acordou, domingo, em plenário de organizações, prosseguir com as acções de resistência ao governo ilegal de Roberto Micheletti e em defesa da constitucionalidade no país.
De acordo com o coordenador da Frente, Juan Barahona, às iniciativas de massas das últimas semanas – como as marchas com dezenas de milhares de pessoas na capital, Tegucigalpa, e na segunda cidade das Honduras, San Pedro Zula -, seguem-se concentrações e greves, como a convocada para hoje e amanhã pela federação sindical dos professores.
As acções previstas para esta semana culminam no próximo domingo com um acto político-cultural intitulado «Vozes contra o golpe», no qual se prevê que participem artistas hondurenhos e da Argentina, Costa Rica, Nicarágua e Venezuela.
Entretanto, uma delegação liderada pelo dirigente camponês Rafael Alegria encontrou-se, segunda-feira, com a congénere enviada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. À comitiva os hondurenhos entregaram os relatos das violações cometidas pelo executivo golpista: repressão sobre protestos populares, assassinatos, prisões, tortura, suspensão dos direitos constitucionais, etc.
Entretanto, o presidente Hugo Chávez afirmou ter informações consistentes que provam que a intentona foi orquestrada a partir da base militar norte-americana de Parmeloa, por onde, a 28 de Junho passado, o presidente Manuel Zelaya terá transitado antes de ser levado de avião para a Costa Rica.


Mais artigos de: Internacional

Colômbia e EUA selam acordo

Após cinco meses de «negociações», os governos de Bogotá e Washington selaram o acordo que permite ao Pentágono instalar sete bases aéreas e marítimas em território colombiano. O reforço militar é uma ameaça aos países e povos da região.

Dar água no deserto é crime

Um tribunal do Estado do Arizona condenou, a semana passada, um voluntário de uma organização humanitária que deixava garrafas de água para os imigrantes que atravessam o deserto em busca do sonho americano.

Tortura contra sem-terra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) denunciou práticas que considera como tortura empreendidas pela Brigada Militar, com a conivência do Ministério Público, durante a desocupação da Câmara Municipal de São Gabriel, no Estado do Rio Grande do Sul.Pelo menos 30 pessoas, entre as quais crianças, resultaram...

Venezuela: as «justificações» do império

A América Latina, tradicional quintal das traseiras de Washington, já não é tão dócil como o era e o império não gosta das últimas mudanças na correlação de forças. Vai daí começa a tratar de pôr as coisas em «ordem». Honduras foi a primeira vítima, mas a verdadeira grande pedra no sapato é Hugo Chávez e a revolução...