Irão acusa CIA de guerra psicológica

A Agência Cen­tral de In­te­li­gência dos Es­tados Unidos pro­move uma guerra psi­co­ló­gica contra o Irão, acusou, se­gunda-feira, o porta-voz da di­plo­macia ira­niana, Ramin Meh­man­pa­rast.

O Irão re­agiu desta forma às de­cla­ra­ções do di­rector da CIA, Leon Pa­netta, nas quais o res­pon­sável afirmou que o pro­grama nu­clear da nação persa tem ob­jec­tivos mi­li­tares. «Achamos que têm urânio le­ve­mente en­ri­que­cido su­fi­ci­ente para duas armas [nu­cle­ares]», disse.

«Este tipo de de­cla­ração tem como ob­jec­tivo dar uma visão ne­ga­tiva das ac­ti­vi­dades nu­cle­ares pa­cí­ficas do Irão», disse Meh­man­pa­rast, ci­tado pela AFP. «Os di­ri­gentes norte-ame­ri­canos e, em par­ti­cular, seus ser­viços de in­te­li­gência, sabem me­lhor do que nin­guém que o nosso pro­grama não é mi­litar», acres­centou.

Na en­tre­vista, o di­rector da CIA re­velou ainda que os EUA con­ti­nuam a par­ti­lhar com Is­rael in­for­ma­ções sobre a ca­pa­ci­dade nu­clear do Irão.



Mais artigos de: Internacional

Junho mortal para a NATO no Afeganistão

Quase 100 sol­dados ocu­pantes mor­reram du­rante o mês de Junho no Afe­ga­nistão, tor­nando este pe­ríodo o mais negro para os mi­li­tares da NATO desde o início da guerra no ter­ri­tório.

Resistência apela à luta

A Frente Na­ci­onal de Re­sis­tência Po­pular su­blinha que o país é um campo de ba­talha entre «a do­mi­nação e a li­ber­dade» e alerta para a si­tu­ação de­ses­pe­rada em que se en­contra a oli­gar­quia.

Morreu Paulo Teixeira Jorge

Faleceu, na passada segunda-feira, o secretário para as Relações Internacionais no Bureau Político do MPLA e deputado da Assembleia Nacional, Paulo Teixeira Jorge. Nascido em Benguela no ano de 1934, Paulo Jorge começa a destacar-se como militante anticolonial enquanto estudante do...

Nova ofensiva

«Com o triunfo ilegítimo de Juan Manuel Santos, repudiado pela abstenção, o país entrou num processo de radicalização da luta política, na qual o povo será protagonista de primeira linha», consideram as FARC reagindo à vitória do...

«Golpe cruel contra o povo»

Os quatro partidos da plataforma de esquerda indiana – Partido Comunista da Índia (marxista), Partido Comunista da Índia, Partido Revolucionário Socialista e Bloco Avante de toda a Índia – consideram «um golpe cruel contra o povo» a decisão do governo da...

Visita do PC da Venezuela a Portugal

A convite do PCP e no âmbito do seu relacionamento bilateral, esteve no nosso País, entre os dias 21 e 25 de Junho, Carolus Wimmer, dirigente do Partido Comunista da Venezuela. O camarada venezuelano, membro do Bureau Político e responsável de Relações Internacionais do PCV e...