Comunistas indianos e aliados criticam medidas do governo

«Golpe cruel contra o povo»

Os quatro partidos da plataforma de esquerda indiana – Partido Comunista da Índia (marxista), Partido Comunista da Índia, Partido Revolucionário Socialista e Bloco Avante de toda a Índia – consideram «um golpe cruel contra o povo» a decisão do governo da Aliança Progressiva Unida de aumentar os preços da gasolina e do diesel, do querosene e do gás de cozinha. Estes aumentos juntam-se às galopantes subidas dos preços dos alimentos e outros produtos essenciais.

As medidas surgem «num momento em que a taxa de inflação dos alimentos é de cerca de 17 por cento e a taxa geral de inflação atingiu os dois dígitos, passando a ser a maior taxa de inflação do mundo no que aos preços ao consumidor diz respeito», dizem os partidos em comunicado conjunto.

A liberalização dos preços da gasolina e do diesel, bem como dos combustíveis para uso doméstico vão provocar uma catástrofe entre os pequenos agricultores, os trabalhadores e as suas famílias, alertam, sublinhando ainda que o executivo não tem qualquer justificação para subir o preço destes bens.

«É um mito que a medida esteja a ser tomada para proteger as empresas do sector público. Na verdade, a desregulamentação é apenas para ajudar as empresas privadas que se retiraram do mercado por causa do controlo dos preços. Agora têm as mãos livres para obterem lucros», acusam os comunistas e os seus aliados.

Neste contexto, os partidos de esquerda exigem a revogação imediata dos aumentos e apelam às respectivas organizações locais para que promovam acções de protesto.



Mais artigos de: Internacional

Junho mortal para a NATO no Afeganistão

Quase 100 soldados ocupantes morreram durante o mês de Junho no Afeganistão, tornando este período o mais negro para os militares da NATO desde o início da guerra no território.

Resistência apela à luta

A Frente Nacional de Resistência Popular sublinha que o país é um campo de batalha entre «a dominação e a liberdade» e alerta para a situação desesperada em que se encontra a oligarquia.

Morreu Paulo Teixeira Jorge

Faleceu, na passada segunda-feira, o secretário para as Relações Internacionais no Bureau Político do MPLA e deputado da Assembleia Nacional, Paulo Teixeira Jorge. Nascido em Benguela no ano de 1934, Paulo Jorge começa a destacar-se como militante anticolonial enquanto estudante do...

Nova ofensiva

«Com o triunfo ilegítimo de Juan Manuel Santos, repudiado pela abstenção, o país entrou num processo de radicalização da luta política, na qual o povo será protagonista de primeira linha», consideram as FARC reagindo à vitória do...

Irão acusa CIA de guerra psicológica

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos promove uma guerra psicológica contra o Irão, acusou, segunda-feira, o porta-voz da diplomacia iraniana, Ramin Mehmanparast. O Irão reagiu desta forma às declarações do director da CIA, Leon Panetta, nas quais o...

Visita do PC da Venezuela a Portugal

A convite do PCP e no âmbito do seu relacionamento bilateral, esteve no nosso País, entre os dias 21 e 25 de Junho, Carolus Wimmer, dirigente do Partido Comunista da Venezuela. O camarada venezuelano, membro do Bureau Político e responsável de Relações Internacionais do PCV e...