Concentração de agricultores na AGROVOUGA
A cidade de Aveiro vai acolher, no dia 20 de Outubro, por ocasião da abertura da AGROVOUGA, uma manifestação em defesa «dos rendimentos dos agricultores», da «agricultura familiar» e da «produção nacional».
Esta iniciativa, promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com início às 11 horas, junto à Estação da CP de Aveiro, tem como objectivo reclamar do Governo o «escoamento e melhores preços à produção para o leite, a carne, o vinho, os cereais, as hortofrutículas, a madeira de rolaria», assim como a «baixa do custo do gasóleo, electricidade agrícola, rações, adubos e pesticidas».
Nesta acção, os agricultores vão ainda exigir «ajudas públicas, melhor distribuídas, sem burocracia, para a agricultura familiar e pagas a tempo e horas, incluindo os apoios pelos incêndios», «apoio efectivo ao investimento na floresta e em especial nas áreas baldias com o cumprimento integral da Lei dos Baldios» e a «reformulação do Programa de Desenvolvimento Rural, com prioridade para as explorações familiares e a produção nacional, e reforço do Orçamento de Estado para 2011». Pretendem ainda que o Executivo PS aplique «contribuições mais baixas para a Segurança Social», melhore a «rede de serviços públicos» e defenda «uma outra Política Agrícola Comum».
No sábado, dia 16, vai realizar-se, no Pavilhão Multiusos de Sousel, às 9.30 horas, a 14.ª edição do Encontro de Agricultura Familiar Alentejana, iniciativa, promovida pela RURALENTEJO com o apoio da CNA.
Amanhã, sexta-feira, uma delegação da Associação Portuguesa dos Orizicultores irá ser recebida, em Lisboa, pelo Ministro da Agricultura. Ali, os agricultores vão exigir que o Governo «passe das promessas aos actos» e que «intervenha no sector do arroz em Portugal de uma forma concreta».