ORTs da aviação civil contra cortes

Pela pri­meira vez na his­tória re­cente do sector da avi­ação civil, ae­ro­portos e na­ve­gação aérea, todos os sin­di­catos e a Co­missão de Tra­ba­lha­dores da TAP, na con­dição de con­vi­dada, reu­niram se­gunda-feira para ana­li­sarem a ameaça de cortes sa­la­riais no sector, anun­ciada pelo Go­verno PS. No fim do en­contro, um re­pre­sen­tante sin­dical pro­feriu uma de­cla­ração con­junta, onde os re­pre­sen­tantes de dez sin­di­catos avi­saram que não acei­tarão qual­quer re­dução de sa­lá­rios, nem me­didas que con­si­derem pre­ju­di­ciais para as con­di­ções de vida e de tra­balho dos tra­ba­lha­dores.

Os par­ti­ci­pantes de­ci­diram in­ter­pelar os mi­nis­té­rios das Obras Pú­blicas, Trans­portes e Co­mu­ni­ca­ções e o das Fi­nanças, e a ad­mi­nis­tração das em­presas para con­fir­marem se os tra­ba­lha­dores serão ou não afec­tados pelas re­du­ções de sa­lá­rios.



Mais artigos de: Trabalhadores

Manifestação nacional dia 6

A Frente Comum de Sin­di­catos vai usar «todos os meios ao nosso dispor» para con­tra­riar as «me­didas de aus­te­ri­dade» do Go­verno. Além da mo­bi­li­zação para a adesão «em força» à greve geral, foi con­vo­cada uma grande ma­ni­fes­tação na­ci­onal para 6 de No­vembro, de forma a trazer para a rua a de­ter­mi­nação de luta que se avo­luma nos di­fe­rentes sec­tores e ser­viços.

Petição exige acção

Mais de 20 mil as­si­na­turas foram re­co­lhidas pela In­ter­jovem/​CGTP-IN, em apoio a uma pe­tição em que se exige que a As­sem­bleia da Re­pú­blica ponha termo à pre­ca­ri­e­dade ilegal.

Uma resposta adequada

As me­didas do Go­verno não vão re­solver os pro­blemas do País e são con­si­de­radas por vá­rias es­tru­turas sin­di­cais como um roubo e uma de­cla­ração de guerra aos tra­ba­lha­dores. Estes vão dar a de­vida res­posta de luta, as­se­guram.

Protesto dia 27

Di­ri­gentes, de­le­gados sin­di­cais e mem­bros de co­mis­sões de tra­ba­lha­dores vão re­a­lizar, dia 27, uma ma­ni­fes­tação «contra o roubo dos sa­lá­rios», em Lisboa, na Es­tação Sul-Su­este.

Expulsos de Pedrouços

Os pes­ca­dores do es­tuário do Tejo vão ser ex­pulsos da doca de Pe­drouços, no má­ximo, até dia 20 de Fe­ve­reiro sem que es­teja acau­te­lado ou ga­ran­tido um lugar al­ter­na­tivo, avisou o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da Pesca do Sul.

Notícias Greve Geral

Plenários na Galp Energia Os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, o Sicop e a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal decidiram dia 7, num encontro nacional de representantes do pessoal das empresas do Grupo Galp Energia, apoiar a greve geral, como «forma de luta adequada à gravidade do...

Mais pobreza provocada

«É vergonhoso o que se passa com o abono de família», considerou a CGTP-IN, num comunicado de imprensa de dia 11, onde exigiu a revogação das últimas medidas anunciadas pelo Governo PS, respeitantes a esta prestação social, por prejudicarem, particularmente, as...

Na casa-de-banho

O Grupo de Trabalho dos Bombeiros do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração local revelou, «com enorme repúdio e repulsa», que a trabalhadora administrativa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Sílvia...

18 mil contra <i>CTT</i> privados

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações entregou segunda-feira na AR uma petição contra a privatização dos CTT, com quase 18 mil assinaturas. A petição, entregue a Jaime Gama por uma delegação do SNTCT/CGTP-IN,...