Notícias Greve Geral

Plenários na Galp Energia

Os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, o Sicop e a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal decidiram dia 7, num encontro nacional de representantes do pessoal das empresas do Grupo Galp Energia, apoiar a greve geral, como «forma de luta adequada à gravidade do momento presente e que melhor corresponde às necessidades de participação e unidade dos trabalhadores, num mesmo combate pela defesa dos seus direitos sociais e melhores condições de trabalho».

Foi decidido «desenvolver uma intensa acção de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho». Para a próxima semana foram marcados plenários na sede, em Lisboa (segunda-feira, dia 18), na refinaria de Sines (dia 21, quinta-feira) e na refinaria do Porto (dia 22).

 

Mobilização na INCM

O Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa, e a Comissão de Trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda, numa posição conjunta, decidiram manifestar apoio à greve geral e assumiram o compromisso de «promoverem o esclarecimento e mobilizarem os trabalhadores da INCM para participarem na luta que exige novas políticas, para que os ricos não sejam mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, carregando o fardo das dificuldades provocadas por políticas desajustadas e fortemente injustas» - refere-se num comunicado do sindicato, da CGTP-IN.

 

Marcada greve na Lusa

Os jornalistas e outros trabalhadores da agência Lusa decidiram anteontem, em plenário à porta da empresa, marcar greve para 24 de Novembro, para assim repudiarem o corte nos salários, anunciado pelo Governo, e a acentuação das desigualdades na gestão de recursos humanos. Exigem ainda o cumprimento do Acordo de Empresa e da lei, bem como uma gestão financeira mais prudente e equilibrada, já que a única contenção de gastos visível atinge apenas os aumentos salariais - como se refere na resolução aprovada.

A direcção do Sindicato dos Jornalistas repudiou as medidas já tomadas pelo Governo e outras que foram anunciadas, alertando os profissionais para «a necessidade de uma ampla resistência» contra elas. Para «aprofundar a discussão sobre a actual situação e analisar as medidas a desencadear em defesa dos direitos dos jornalistas, fazendo-as convergir para o dia 24 de Novembro», vão ser convocadas reuniões extraordinárias do Conselho Geral e da Assembleia Geral do sindicato.

 

Pelo trabalho digno

A CGTP-IN associou-se à «Jornada Mundial pelo Trabalho Digno», promovida dia 7 pela Confederação Sindical Internacional (CSI). Esta associação foi decidida em articulação com os objectivos específicos da intervenção e luta em Portugal, no seguimento da jornada nacional de 29 de Setembro (integrada luta europeia convocada pela CES) e no quadro da preparação da greve geral. Das acções específicas a realizar naquele dia, a Inter destacou a distribuição de um comunicado de sensibilização dos trabalhadores e da população. Dos objectivos centrais da CSI, salientou o combate às medidas de austeridade, a defesa de serviços públicos de qualidade e a exigência de que o sector financeiro seja chamado a pagar os danos que causou à economia real.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Manifestação nacional dia 6

A Frente Comum de Sindicatos vai usar «todos os meios ao nosso dispor» para contrariar as «medidas de austeridade» do Governo. Além da mobilização para a adesão «em força» à greve geral, foi convocada uma grande manifestação nacional para 6 de Novembro, de forma a trazer para a rua a determinação de luta que se avoluma nos diferentes sectores e serviços.

Petição exige acção

Mais de 20 mil assinaturas foram recolhidas pela Interjovem/CGTP-IN, em apoio a uma petição em que se exige que a Assembleia da República ponha termo à precariedade ilegal.

Uma resposta adequada

As medidas do Governo não vão resolver os problemas do País e são consideradas por várias estruturas sindicais como um roubo e uma declaração de guerra aos trabalhadores. Estes vão dar a devida resposta de luta, asseguram.

Protesto dia 27

Dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores vão realizar, dia 27, uma manifestação «contra o roubo dos salários», em Lisboa, na Estação Sul-Sueste.

Expulsos de Pedrouços

Os pescadores do estuário do Tejo vão ser expulsos da doca de Pedrouços, no máximo, até dia 20 de Fevereiro sem que esteja acautelado ou garantido um lugar alternativo, avisou o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul.

ORTs da aviação civil contra cortes

Pela primeira vez na história recente do sector da aviação civil, aeroportos e navegação aérea, todos os sindicatos e a Comissão de Trabalhadores da TAP, na condição de convidada, reuniram segunda-feira para analisarem a ameaça de cortes salariais no...

Mais pobreza provocada

«É vergonhoso o que se passa com o abono de família», considerou a CGTP-IN, num comunicado de imprensa de dia 11, onde exigiu a revogação das últimas medidas anunciadas pelo Governo PS, respeitantes a esta prestação social, por prejudicarem, particularmente, as...

Na casa-de-banho

O Grupo de Trabalho dos Bombeiros do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração local revelou, «com enorme repúdio e repulsa», que a trabalhadora administrativa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Sílvia...

18 mil contra <i>CTT</i> privados

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações entregou segunda-feira na AR uma petição contra a privatização dos CTT, com quase 18 mil assinaturas. A petição, entregue a Jaime Gama por uma delegação do SNTCT/CGTP-IN,...