Requalificação da Baía

Inicia-se em Março a pri­meira in­ter­venção do Pro­grama de Re­ge­ne­ração e Va­lo­ri­zação da Frente Ri­bei­rinha do Seixal, num in­ves­ti­mento de 12 mi­lhões de euros. Se­gundo in­formou a Câ­mara Mu­ni­cipal, até Se­tembro de 2011, esta Frente Ri­bei­rinha vai ver nascer um con­junto de pro­jectos cen­trados na «cri­ação de di­nâ­micas sócio-eco­nó­micas, na va­lo­ri­zação do am­bi­ente ur­bano, in­te­gração so­cial e na me­lhoria da qua­li­dade de vida e re­qua­li­fi­cação do pa­tri­mónio his­tó­rico-cul­tural».

Estão pre­vistas, por exemplo, obras de re­for­mu­lação do pas­seio Ri­bei­rinho de Ar­ren­tela, o pro­lon­ga­mento do pas­seio ri­bei­rinho do Seixal, a va­lo­ri­zação pa­tri­mo­nial da Quinta da Fi­dalga, onde vai ser ins­ta­lado o museu-ofi­cina de artes Ma­nuel Car­ga­leiro, e um pro­jecto in­te­grado de qua­li­fi­cação do es­paço pú­blico do Seixal.

Esta pri­meira etapa, que ar­ranca em Março, vai re­cu­perar o Cais de Pedra do Seixal, que in­clui os nú­cleos de náu­tica de re­creio do Seixal e de Amora. As obras vão me­lhorar o equi­pa­mento náu­tico.

A regra, ex­plica a au­tar­quia CDU, vai ser «re­vi­ta­lizar in­te­grando re­cursos exis­tentes, quer ao nível da Baía do Seixal, quer no que res­peita a todos os ele­mentos his­tó­rico-cul­tu­rais as­so­ci­ados à pai­sagem».

No nú­cleo de náu­tica de re­creio do Seixal, para além de me­lho­rias téc­nicas no pontão, na ponte de acesso, e da cons­trução de um pas­sa­diço flu­tu­ante, as obras vão servir para ins­talar no pontão um pe­queno abrigo de apoio aos ma­ri­nheiros, des­ti­nado também ao ser­viço de aten­di­mento. A em­prei­tada prevê ainda a cri­ação de con­di­ções para a pe­quena pesca.

No nú­cleo de náu­tica de re­creio de Amora as obras vão re­qua­li­ficar as ins­ta­la­ções da As­so­ci­ação Naval Amo­rense, ins­talar equi­pa­mentos de acesso à água, an­co­ra­douro e fun­de­a­douro. Serão também re­postas as con­di­ções de na­ve­ga­bi­li­dade na zona.

O Pro­grama de Re­ge­ne­ração e Va­lo­ri­zação da Frente Ri­bei­rinha Seixal/​Ar­ren­tela é co­fi­nan­ciado pelo Fundo Eu­ropeu de De­sen­vol­vi­mento Re­gi­onal (FEDER) em 3,5 mi­lhões de euros.

 



Mais artigos de: Breves Nacional

Novo livro de César Príncipe

Amanhã, dia 25, será apresentado, na sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, o novo livro de César Príncipe intitulado «Expresso & Avante! dois espelhos do mundo». Esta obra será apresentada, às 21.30 horas, por Rui Pereira.

Regeneração urbana

A regeneração urbana do centro do Barreiro conquistou o primeiro lugar dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial do IAPMEI, num projecto que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a empresa Multi Development. «É o reconhecimento de que a regeneração...

Consulta pública

O anteprojecto do regulamento municipal dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais está disponível para consulta pública a partir de quinta-feira e por um período de 30 dias úteis, decidiu o executivo municipal de Almada. A proposta foi aprovada por unanimidade...

Guia de intervenção

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou, por unanimidade, a nova estrutura tarifária e o Plano Geral de Águas e Saneamento, que vai guiar as intervenções a efectuar na rede de infraestruturas. O Plano Geral de Águas e Saneamento é um documento que começou a ser...

Sessão comemorativa

O Conselho Português para a Paz e Cooperação vai realizar, no dia 26, uma sessão comemorativa do 35.º aniversário da proclamação da República Árabe Sarauí Democrática. Esta acção terá lugar, às 17 horas, na Casa...

Cortes cegos

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) classificou, na passada semana, de «graves» e «absolutamente injustificáveis» os cortes de carreiras nas ligações fluviais entre o Seixal e Lisboa. A Transtejo eliminou, no início do ano, cinco carreiras com o argumento...