ID promove debate a 12 de Março
«A luta de classes, hoje»

A Associação Intervenção Democrática (ID) vai realizar, no dia 12 de Março, na Sala Veneza do Hotel Roma, às 14.30 horas, um debate que tem como lema «A luta de classes, hoje». Uma iniciativa que contará com as intervenções de Eduardo Chitas, Joaquim Dionísio e Pedro Carvalho.

«Os tempos actuais, marcados do lado da classe dominante pelo que podemos designar de "fundamentalismo neoliberal", correspondem a uma fase de grande intensidade da luta de classes. Esta pode assumir um conteúdo imediatamente visível: a ofensiva patronal para liquidação de direitos sociais e degradação das condições de trabalho com a consequente resistência e luta das classes trabalhadoras. Como pode assumir também um conteúdo de visibilidade menos clara: a globalização capitalista ou o projecto de edificação da União Europeia», refere, em nota de imprensa, a ID.

Eduardo Chitas, professor e investigador nas áreas da filosofia e do pensamento marxista, irá explanar sobre o pensamento de Marx sobre a luta de classes e a sua evolução. Joaquim Dionísio, jurista e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, abordará as condições em que se vêm desenvolvendo as lutas dos trabalhadores pela defesa dos seus direitos, e Pedro Carvalho, economista, vai analisar o processo de construção europeia, em relação com a globalização, como instrumento da grande concentração capitalista.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: