França quer fechar fronteiras
A presidência francesa encara a possibilidade de pedir a suspensão dos chamados «acordos de Schengen» que prevêem a livre circulação entre os países aderentes. A notícia foi veiculada pela AFP, citando uma fonte do Eliseu, quase uma semana depois de as autoridades gaulesas terem bloqueado o tráfego de comboios na fronteira com a Itália no qual viajavam imigrantes do Norte de África, munidos de documentação legal.
Confrontado com o desembarque nas suas costas de dezenas de milhares de pessoas desde Janeiro, o governo italiano começou por apelar à ajuda dos parceiros europeus, designadamente à França, destino desejado pela maioria destes imigrantes, muitos dos quais têm família a residir em território francês.
Todavia, Paris recusou, considerando que cabia aos italianos resolver sozinhos o problema. Foi então que Roma recorreu ao expediente de emitir mais de 20 mil autorizações de residência aos recém-chegados, dando-lhes a possibilidade de viajarem pelo espaço Schengen.