Vagas

Por um lado, au­mentam di­a­ri­a­mente os pais que tiram os fi­lhos dos co­lé­gios pri­vados, porque já não su­portam pagar as men­sa­li­dades. Con­co­mi­tan­te­mente, crescem di­a­ri­a­mente as di­fi­cul­dades desses pais em ma­tri­cular os fi­lhos em es­colas pú­blicas porque estas... estão lo­tadas.

O novo mi­nistro da Edu­cação, o ma­te­má­tico Nuno Crato, homem tido como in­te­li­gente, culto e em­pe­nhado nas ques­tões do En­sino e da Edu­cação tem já aqui ma­téria con­creta onde meter mãos à obra.

 

Ge­lados

 

Foi no­tícia de pri­meira pá­gina no Jornal de No­tí­cias e é coisa me­re­ce­dora do des­taque: ima­gine-se que um homem vai ser jul­gado em tri­bunal por ter fur­tado três ge­lados no IKEA de Ma­to­si­nhos no valor de 2,40 euros, «ar­ris­cando-se» a uma multa de 100 euros.

O que o Es­tado paga – ou gasta, tanto faz – para julgar este si­nistro as­salto de 2,40 euros dava para em­pan­turrar o ar­guido de ge­lados até vir a mu­lher da fava rica. Quanto ao IKEA, é capaz de não ir muito longe com este «com­bate ao roubo» com par­ti­ci­pa­ções de furtos de dois euros.

Fi­nal­mente, quantos roubos re­al­mente graves e pe­sados, de co­la­rinho branco ou mesmo sujo, não con­ti­nuam à es­pera de in­vers­ti­ga­ções e jul­ga­mentos que, ao menos, levem al­guém a tri­bunal?

 

Fisco

 

É um nú­mero ofi­cial: há neste mo­mento, na «lista negra» do Mi­nis­tério das Fi­nanças com o nome dos con­tri­buintes que têm dí­vidas ao Fisco, qual­quer coisa como 42874 de­ve­dores (quase 43 mil), to­ta­li­zando no con­junto a as­tro­nó­mica cifra de 3200 mi­lhões de euros em dí­vida.

Consta que esta «lista de de­ve­dores» já chegou a um total de 92 mil con­tri­buintes desde que foi criada, tendo, en­tre­tanto, mais de me­tade op­tado por pagar as verbas em dí­vida para «tirar o nome» da lista, o que pro­por­ci­onou aos co­fres do Es­tado o en­caixe de 1200 mi­lhões de euros.

Des­con­fi­amos que es­tará a chegar ao li­mite, esta ca­pa­ciade dos con­tri­buintes de­ve­dores em se em­pe­nharem a pagar para «tirar o nome» da lista. É, pelo menos, o que pa­rece in­dicar a per­sis­tência de quase 43 mil nomes na tal lista.

Ima­gine-se o que não acon­te­ceria se as Fi­nanças cri­assem uma lista com os fal­tosos que «fogem» com for­tunas para pa­raísos fis­cais, onde não pagam um chavo ao Es­tado por­tu­guês. Ia ser um cor­ropio de pa­ga­mentos, só para «tirar o nome da lista»!

Mas essa lista o(s) Go­verno(s) não faz(em)...

 

À venda

 

A câ­mara mu­ni­cipal de Leiria aprovou, por mai­oria, a pro­posta para levar o Es­tádio Mu­ni­cipal, um dos palcos do Euro 2004 e cons­truído de pro­pó­sito para isso, a hasta pú­blica pelo valor de 63 mi­lhões de euros.

No­to­ri­a­mente, a au­tar­quia lei­ri­ense está com di­fi­cul­dade em manter uma in­fra­es­trura da­quela di­mensão, à se­me­lhança, aliás, de cerca de me­tade dos es­tá­dios cons­truídos na mesma al­tura para o mesmo efeito.

Quem ga­nhou com esta ba­co­quice de se cons­truir meia dúzia de es­tá­dios gi­gan­tescos que agora as res­pec­tivas au­tar­quias não con­se­guem manter nem ren­ta­bi­lizar?

Quem ga­nhou, de cer­teza, foram as cons­tru­tores que re­a­li­zaram as obras. E du­vi­damos que mais al­guém tenha ganho al­guma coisa...



Mais artigos de: Argumentos

A Igreja como reflexo da sofreguidão do lucro

«Quanto às acusações que são lançadas contra o comunismo em nome da religião, da filosofia e da ideologia, elas nem merecem um exame profundo. Será preciso grande perspicácia para compreender que as ideias, as noções e as concepções...

O problema da «qualidade do carola»

O número de «carolas» (voluntários, benévolos) que integram os clubes, que dão vida e põem de pé o desporto nacional é desconhecido, de resto, como quase tudo em relação a esta área da vida social. O cálculo de que existem cerca de...

Estes gregos serão loucos?

Muitos recordam decerto que nas páginas dos álbuns de BD que narram as aventuras de Astérix e Obelix, heróis da resistência de um grupo de gauleses à invasão das poderosas legiões de Júlio César, um dos romanos, talvez o próprio César...