CIA tem prisões secretas na Somália

A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), usa complexos secretos na Somália para combater e encarcerar alegados terroristas islâmicos. De acordo com informações divulgadas pela The Nation, os serviços secretos norte-americanos operam em instalações situadas no litoral do país e na capital, Mogadíscio.

Parte do edifício da Agência Nacional de Segurança da Somália também é usado pela CIA para deter e interrogar supostos membros da Al Chabab, revela a revista.

No mesmo sentido, a AOL denunciou que os EUA utilizam vasos de guerra fundeados ao largo da Somália para encarcerar secretamente pretensos activistas daquela organização. O sítio de notícias digital baseia as suas informações no testemunho de um ex-prisioneiro de nacionalidade somáli.

Ahmed Warsame, de 25 anos, diz ter estado preso desde 19 de Abril num barco da marinha norte-americana, onde terá sido interrogado à margem da lei.

«O senhor Warsame foi interrogado de acordo com as leis da guerra», sustentou, por seu lado, um porta-voz da Casa Branca. Mas uma vez que Washington não declarou guerra à Somália, a justificação oferecida por Jay Carney não colheu, e 23 senadores pediram ao secretário da Defesa, Leon Panetta, para aclarar o caso.



Mais artigos de: Internacional

Milhões à fome no Corno de África

Quase 11 milhões de pessoas necessitam de ajuda alimentar de emergência na Somália, Quénia e Etiópia, das quais três milhões são crianças. O alerta foi lançado nos últimos dias por diversas agências das Nações Unidas, as quais estimam entre 500 mil e um milhão o total de menores em risco de morte devido à desnutrição severa na zona do Corno de África.

Um milhão de assinaturas pelos Cinco

Está em curso uma campanha de recolha de assinaturas pela libertação dos cinco patriotas cubanos presos nos EUA. O objectivo é fazer chegar à Casa Branca um milhão de reclamações a favor da correcção de uma injustiça que se arrasta desde 1998.

Chilenos não aceitam má Educação

Pela terceira vez no espaço de um mês, centenas de milhares de alunos, pais, professores e funcionários do sector educativo manifestaram-se nas principais cidades do Chile em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade. Só em Santiago, capital do país, desfilaram cerca de...

Venezuela garante habitação<br>e apoia produção alimentar

O governo bolivariano da Venezuela decidiu impulsionar mais de dois mil novos projectos destinados a suprir as carências habitacionais do povo venezuelano. De acordo com o responsável do Sistema Nacional de Habitação, Rafael Ramírez, as 40 mil casas que a estatal petrolífera PDVSA...

Massas continuam a pressionar

Os povos do Médio Oriente e Norte de África prosseguiram esta semana os protestos pela democratização das respectivas nações. No Egipto, centenas de milhares de pessoas desafiaram as advertências do Conselho Militar e voltaram a encher a emblemática Praça...

Saque e barbárie

Os EUA e dezenas de países europeus e do Médio Oriente reconheceram formalmente o Conselho Nacional de Transição como «legítimo» representante da Líbia. A decisão, tomada numa conferência realizada esta semana na Turquia, abre caminho ao que a...