CIA tem prisões secretas na Somália
A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), usa complexos secretos na Somália para combater e encarcerar alegados terroristas islâmicos. De acordo com informações divulgadas pela The Nation, os serviços secretos norte-americanos operam em instalações situadas no litoral do país e na capital, Mogadíscio.
Parte do edifício da Agência Nacional de Segurança da Somália também é usado pela CIA para deter e interrogar supostos membros da Al Chabab, revela a revista.
No mesmo sentido, a AOL denunciou que os EUA utilizam vasos de guerra fundeados ao largo da Somália para encarcerar secretamente pretensos activistas daquela organização. O sítio de notícias digital baseia as suas informações no testemunho de um ex-prisioneiro de nacionalidade somáli.
Ahmed Warsame, de 25 anos, diz ter estado preso desde 19 de Abril num barco da marinha norte-americana, onde terá sido interrogado à margem da lei.
«O senhor Warsame foi interrogado de acordo com as leis da guerra», sustentou, por seu lado, um porta-voz da Casa Branca. Mas uma vez que Washington não declarou guerra à Somália, a justificação oferecida por Jay Carney não colheu, e 23 senadores pediram ao secretário da Defesa, Leon Panetta, para aclarar o caso.