Nações Unidas alertam

Milhões à fome no Corno de África

Quase 11 mi­lhões de pes­soas ne­ces­sitam de ajuda ali­mentar de emer­gência na So­mália, Quénia e Etiópia, das quais três mi­lhões são cri­anças. O alerta foi lan­çado nos úl­timos dias por di­versas agên­cias das Na­ções Unidas, as quais es­timam entre 500 mil e um mi­lhão o total de me­nores em risco de morte de­vido à des­nu­trição se­vera na zona do Corno de África.

«Na re­gião epi­centro da ca­tás­trofe os EUA têm pro­mo­vido in­tensos com­bates»

Image 8078

A Agência da ONU para os Re­fu­gi­ados (ACNUR), por seu lado, afirma que 1500 pes­soas chegam di­a­ri­a­mente à re­gião entre a So­mália, o Quénia e a Etiópia, e que o campo de re­fu­gi­ados de Da­baad, con­si­de­rado o maior do mundo e pro­jec­tado para 90 mil pes­soas, já acolhe cerca de 300 mil.

A guerra na re­gião, a maior seca dos úl­timos 60 anos e os preços cres­centes dos ali­mentos, alvos da es­pe­cu­lação bol­sista, são apon­tados como causas da ca­tás­trofe, mas o re­lator das Na­ções Unidas para o Di­reito à Ali­men­tação, Oli­vier De Schutter, foi mais in­ci­sivo e acusou as grandes po­tên­cias ca­pi­ta­listas de terem doado menos de me­tade dos fundos pro­me­tidos para fazer face à si­tu­ação.

Mais con­tun­dente, ainda, é o jor­na­lista e editor da pá­gina Blac­ka­gen­da­re­port.com, Glen Ford, para quem a re­gião epi­centro da ca­tás­trofe é a mesma onde os EUA têm pro­mo­vido in­tensos com­bates contra o grupo Al Chabab.

Ford sus­tenta que os bom­bar­de­a­mentos com aviões não-tri­pu­lados e o ar­ma­mento de mi­lí­cias ad­versas à or­ga­ni­zação is­lâ­mica, re­a­li­zados nos úl­timos dois anos, agra­varam as con­sequên­cias da seca na re­gião.

A agri­cul­tura e a pas­to­rícia tor­naram-se im­pos­sí­veis le­vando ao êxodo de cen­tenas de mi­lhares, con­clui com base em in­ves­ti­ga­ções re­cen­te­mente pu­bli­cadas no re­fe­rido sítio.

Para Ford, a de­sin­te­gração do go­verno da So­mália e a sua subs­ti­tuição por um exe­cu­tivo fan­toche apenas sus­ten­tado por sol­dados do Bu­rundi e Uganda, trei­nados e ar­mados por Washington ao abrigo de um pro­grama or­çado em cerca de 45 mi­lhões de dó­lares con­tri­buiu, igual­mente, para o ac­tual ce­nário ex­tremo.

 

Fla­gelo con­ti­nental

 

Pa­ra­le­la­mente, a Agência das Na­ções Unidas para a Agri­cul­tura e Ali­men­tação (FAO) voltou a elevar para mais de mil mi­lhões o total de seres hu­manos mal-nu­tridos. De acordo com o sub­di­rector da or­ga­ni­zação, David Har­charik, a África sub­sa­a­riana foi a re­gião que mais con­tri­buiu para o au­mento dos fa­mintos.

Cerca de um terço dos ha­bi­tantes do sub­con­ti­nente (mais de 220 mi­lhões de pes­soas) en­contra-se nesta si­tu­ação, fruto, acres­centou Har­charik, da in­cor­po­ração, nos úl­timos 15 anos, de ou­tros 45 mi­lhões de afri­canos no trá­gico con­tin­gente.

A FAO su­blinha também que a ajuda ali­mentar di­mi­nuiu sempre desde 1997, pas­sando de 15 mi­lhões de to­ne­ladas para os ac­tuais 6,8 mi­lhões, facto a que acrescem as po­lí­ticas si­mul­ta­ne­a­mente so­vinas e pre­da­doras dos cha­mados «países do­a­dores».



Mais artigos de: Internacional

Um milhão de assinaturas pelos Cinco

Está em curso uma cam­panha de re­colha de as­si­na­turas pela li­ber­tação dos cinco pa­tri­otas cu­banos presos nos EUA. O ob­jec­tivo é fazer chegar à Casa Branca um mi­lhão de re­cla­ma­ções a favor da cor­recção de uma in­jus­tiça que se ar­rasta desde 1998.

Chilenos não aceitam má Educação

Pela terceira vez no espaço de um mês, centenas de milhares de alunos, pais, professores e funcionários do sector educativo manifestaram-se nas principais cidades do Chile em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade. Só em Santiago, capital do país, desfilaram cerca de...

CIA tem prisões secretas na Somália

A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), usa complexos secretos na Somália para combater e encarcerar alegados terroristas islâmicos. De acordo com informações divulgadas pela The Nation, os serviços secretos norte-americanos operam em...

Venezuela garante habitação<br>e apoia produção alimentar

O governo bolivariano da Venezuela decidiu impulsionar mais de dois mil novos projectos destinados a suprir as carências habitacionais do povo venezuelano. De acordo com o responsável do Sistema Nacional de Habitação, Rafael Ramírez, as 40 mil casas que a estatal petrolífera PDVSA...

Massas continuam a pressionar

Os povos do Médio Oriente e Norte de África prosseguiram esta semana os protestos pela democratização das respectivas nações. No Egipto, centenas de milhares de pessoas desafiaram as advertências do Conselho Militar e voltaram a encher a emblemática Praça...

Saque e barbárie

Os EUA e dezenas de países europeus e do Médio Oriente reconheceram formalmente o Conselho Nacional de Transição como «legítimo» representante da Líbia. A decisão, tomada numa conferência realizada esta semana na Turquia, abre caminho ao que a...