Portugal continua a afundar-se

O PCP re­agiu, an­te­ontem e ontem, à di­vul­gação pelo INE da es­ti­ma­tiva rá­pida do PIB no se­gundo se­mestre do ano e da taxa de de­sem­prego. No que res­peita aos pri­meiros dados (quebra de 0,7 por cento com­pa­ra­ti­va­mente com o pri­meiro se­mestre de 2010 e de 0,9 se com­pa­rado com o se­gundo se­mestre de 2010), o PCP con­si­dera que estes con­firmam a queda da eco­nomia por­tu­guesa. Para os co­mu­nistas, esta queda da evo­lução do PIB «re­sultou da acen­tuada di­mi­nuição da pro­cura in­terna – queda no in­ves­ti­mento, no con­sumo das fa­mí­lias e nas im­por­ta­ções – não com­pen­sada pela evo­lução das ex­por­ta­ções».

Como afirmou à im­prensa Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica, as me­didas re­ces­sivas to­madas pelo Go­verno irão cer­ta­mente acen­tuar a queda do PIB já re­gis­tada no pri­meiro se­mestre e con­firmar o pre­sente ano como mais um ano de re­cessão eco­nó­mica.

Ontem foi a vez de Paulo Rai­mundo, igual­mente da Co­missão Po­lí­tica, sa­li­entar mais um au­mento da taxa de de­sem­prego, que se situa agora nos 12,1 por cento em sen­tido res­trito e 17 por cento em sen­tido lato. Para o di­ri­gente do PCP, «perto de um mi­lhão de tra­ba­lha­dores» estão ac­tu­al­mente sem em­prego.

A taxa de de­sem­prego nos jo­vens situa-se nos 27 por cento, de­nun­ciou, ao que se de­verá acres­centar o facto de um terço da força de tra­balho ocu­pada em Por­tugal ter vín­culos pre­cá­rios.

Paulo Rai­mundo con­si­dera que mais este au­mento da taxa de de­sem­prego re­sulta das po­lí­ticas pros­se­guidas ao longo das úl­timas dé­cadas por su­ces­sivos go­vernos, que le­varam à des­truição do apa­relho pro­du­tivo do País. «Sem pro­dução não se cria ri­queza nem postos de tra­balho», des­tacou o di­ri­gente do PCP, aler­tando para a gra­vi­dade das me­didas anun­ci­adas pelo ac­tual Go­verno, que apenas trarão mais re­cessão e de­sem­prego. Ques­ti­o­nado sobre a in­ter­rupção do pro­jecto da alta ve­lo­ci­dade fer­ro­viária, o membro da Co­missão Po­lí­tica re­a­firmou a de­fesa do in­ves­ti­mento pú­blico para pro­mover o de­sen­vol­vi­mento do País.

Paulo Rai­mundo apelou ainda à re­sis­tência e à luta dos tra­ba­lha­dores e do povo contra as me­didas do Go­verno e por uma «al­te­ração pro­funda» na po­lí­tica na­ci­onal.



Mais artigos de: PCP

«Esperam-nos grandes combates»

Na se­gunda-feira, num con­vívio em Monte Gordo e num jantar em Por­timão, Je­ró­nimo de Sousa ga­rantiu que o PCP or­ga­ni­zará a luta contra as me­didas do Go­verno.

Venda do <i>BPN</i> é crime contra o País

De­zenas de mi­li­tantes co­mu­nistas con­cen­traram-se, dia 12, junto à sede do BPN em pro­testo contra a venda do banco e em so­li­da­ri­e­dade com os seus tra­ba­lha­dores.

Como está, favorece os privados

O PCP quer uma «correcta distribuição da receita dos passes sociais intermodais e combinados pelos operadores de transportes» e apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República com esse objectivo. Na exposição de motivos do projecto de...

Professores em risco

O PCP considera que o anúncio do Ministério da Educação de encerrar 297 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico (mais 31 do que o inicialmente previsto) e a decisão de constituir turmas de 26 alunos, mais dois do que o estabelecido anteriormente, «só pode ser...

Defender os <i>Correios</i>

Mais de cem pessoas juntaram-se ao protesto promovido pela Comissão Concelhia de Terras de Bouro do PCP contra o encerramento da estação de Correios da Vila do Gerês e em defesa do serviço público. Intervieram, na ocasião, Alexandre Pereira, da...

Paisagem tem que ser defendida

Os comunistas de Sintra estão contra a construção do loteamento de Monte Santos, em pleno Parque Natural e na área do Património Mundial. Esta é uma causa antiga dos eleitos pela CDU no concelho que têm vindo a opor-se à construção em zonas...

Faleceu José Manuel Osório

Faleceu, no dia 11 de Agosto, José Manuel Osório, estudioso do fado e militante de longa data do PCP. Numa nota do Secretariado do Comité Central, desse mesmo dia, valoriza-se o seu «talento bem conhecido» e o contributo por si dado à...