Prisão da CIA localizada na Roménia

Uma prisão secreta, que também foi utilizada como câmara de tortura pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, foi descoberta, dia 8, por um grupo de jornalistas da Associated Press (AP) e da estação televisiva alemã ARD, que visitou as instalações.

O cárcere ilegal funcionou entre 2003 e 2006 no edifício que alberga o Gabinete de Registo Nacional de Segredos de Estado (ORNISS, sigla romena), situado na rua Mures, N.°4, a Norte de Bucareste.

A existência de um centro secreto de detenção e tortura na Roménia, bem como em vários outros países, foi várias vezes denunciada pela Amnistia Internacional e, particularmente, pelo relator do Conselho da Europa Dick Marty, no seu relatório dedicado ao assunto.

A localização da prisão foi revelada aos jornalistas por antigos agentes da CIA. Tinha o nome de código «Bright Light» (luz brilhante) e dispunha de seis celas prefabricadas, assentes sobre molas, para provocar uma sensação de desequilíbrio e desorientação nos detidos. As fontes ouvidas sob anonimato revelaram que, durante o primeiro mês, os detidos podiam ser privados de sono e de alimentação. Também aqui eram utilizadas práticas de tortura como a simulação de afogamento.

Khaled Cheikh Mohammed, apontado como um dos cúmplices de Ben Laden, terá estado na prisão romena. Detido no Paquistão em 2003, passou igualmente pela prisão secreta na Polónia, sendo mais tarde transferido para a base de Guantánamo.

A estação ARD afirma ainda que Abd al-Rahim al-Nashiri, alegado chefe de operações da Al-Qaida no Golfo Pérsico, detido em 2002 nos Emirados Árabes, esteve também no centro secreto de Bucareste.



Mais artigos de: Europa

A receita amarga de Monti

As três principais centrais sindicais italianas uniram-se num protesto comum, convocando uma greve geral de três horas em cada turno de trabalho em repúdio pelo plano de austeridade apresentado pelo Governo de Mario Monti.

A chantagem do <i>BCE</i>

Em Agosto, o Banco Central Europeu exigiu ao governo espanhol o corte da massa salarial em troca da reactivação do seu programa de compra da dívida pública do país. Rajoy anunciou que vai cumprir.

Esperança de vida diminuiu

A conclusão é oficial e provém dos organismos do governo federal alemão: a esperança de vida média das pessoas com rendimentos mais baixos passou de 77,5 anos em 2001 para 75,5 anos em 2010. Os dados, publicados na segunda-feira, 12, pelo grupo parlamentar do partido Die...

Trinta anos de aumento das desigualdades

Desde os anos 80 que o fosso entre pobres e ricos não pára de aumentar, segundo revela um relatório da insuspeita Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (06.12), concluindo que as desigualdades sociais alcançaram o seu nível...

PP e PSOE excluem Esquerda Unida

A Esquerda Unida (IU) foi excluída, terça-feira, 13, da mesa do Congresso de Deputados, apesar de ser a terceira força política em número de votos. Tal como denunciou o respectivo grupo parlamentar, que integra o Partido Comunista de Espanha, a exclusão decorre de um acordo...

Inês Zuber substitui Ilda Figueiredo

De acordo com a sua política de renovação de quadros, Ilda Figueiredo cessará funções como deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE), a partir de 18 de Janeiro, sendo substituída por Inês Zuber, socióloga, de 31 anos, candidata ao...

Um caso exemplar

Concluiu-se no passado fim-de-semana mais um Conselho Europeu. Na esteira dos que o precederam, foram ali decididas novas e mais graves limitações à soberania dos povos. Limitações que tornam cada vez mais visível o confronto crescente desta UE com os...