Solidariedade com o Saara
A JCP participou, entre 4 e 11 de Dezembro, numa Brigada de Solidariedade ao Sahara Ocidental, através da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD). Nesta iniciativa de solidariedade, acolhida pela UJSARIO, organização de juventude da Frente Polisário, participaram, para além da JCP, a UJCE de Espanha, a EDON do Chipre, assim como o presidente da FMJD.
Naqueles sete dias, a estas organizações foi possível reunir com diversas organizações e personalidades da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), como a União Nacional de Mulheres Saarauis, o presidente do parlamento saaraui e o próprio presidente da RASD. «Pudemos conhecer mais profundamente realidade vivida por este corajoso povo, dividido há 37 anos entre o seu território ocupado pelo reino de Marrocos e os campos de refugiados no deserto, separados pela ocupação e pela existência de um muro da vergonha, vigiado por mais de140 mil soldados marroquinos», relatam, em nota ao Avante!, os jovens comunistas, que tiveram a oportunidade de conhecer o sistema político e social da RASD, a prática diária da sua luta, em condições de vida para além da dignidade humana e bem abaixo do limiar da pobreza, vivendo quase exclusivamente da ajuda humanitária internacional, assim como o papel determinante que as mulheres e jovens saarauis desempenham naquela sociedade.
No entanto, como referem os jovens comunistas, «as dificuldades vividas pelo povo saharaui não desanima a sua luta pelo direito à auto-determinação e a edificação do seu Estado soberano», direito aliás reconhecido à luz do direito internacional e da própria ONU.