Reino Unido

Professores contra privatização

O maior sindicato de professores do Reino Unido (Nasuwt) condenou os planos governamentais de privatização do sector da educação, defendendo o actual papel dos municípios na manutenção do sistema de ensino público.

Reunidos na sua conferência anual, dia 7, em Birmingham, os participantes aprovaram uma moção em que condenam os cortes previstos pela coligação de conservadores e liberais e alertam para os perigos da privatização.

A conferência decidiu intensificar as acções de luta contra as políticas de austeridade, admitindo o recurso à greve para travar o programa de cortes no sector, qualificado como «um feroz ataque aos docentes».

Entre as medidas preconizadas pelo executivo de David Cameron, está a alteração do sistema de pensões, com o agravamento das contribuições e o aumento da idade da reforma, num contexto de congelamento salarial.

O sindicato rejeita também a ideia de transformar estabelecimentos públicos do ensino primário e secundário em «academias» patrocinadas pelo sector privado.



Mais artigos de: Europa

O descrédito dos grandes partidos

´ Consciente da crise política que o país atravessa, o primeiro-ministro Lucas Papademos declarou, dia 11, numa mensagem televisiva, que «a escolha que vamos fazer [nas próximas eleições] vão determinar o futuro do país para as...

«Não» à austeridade

O Partido Comunista da Irlanda (PCI) apela à firme oposição ao tratado orçamental e ao voto «Não» no próximo referendo sobre a chamada «regra de ouro», que visa impor aos povos a austeridade perpétua.

Subnutrição aumenta no Reino Unido

É em Londres, a sexta cidade mais rica do mundo, que milhares de crianças sofrem de desnutrição. E o seu número tem aumentado dramaticamente não só na capital britânica como fora dela. A «silenciosa epidemia», como lhe chamou o jornal The Independent...

Sindicatos contra reformas de Monti

A crescente contestação dos sindicatos italianos às reformas do governo de Mario Monti voltou a expressar-se, dia 16, numa grande manifestação em Roma contra as alterações do regime de pensões. As sucessivas reformas...

Um exemplo na América Latina

Uma delegação do Parlamento Europeu deslocou-se recentemente ao Equador. Objectivos: aprofundar o conhecimento sobre a realidade política, económica e social equatoriana e debater aspectos das relações entre este país da cordilheira andina e a União Europeia. A...