Professores contra privatização
O maior sindicato de professores do Reino Unido (Nasuwt) condenou os planos governamentais de privatização do sector da educação, defendendo o actual papel dos municípios na manutenção do sistema de ensino público.
Reunidos na sua conferência anual, dia 7, em Birmingham, os participantes aprovaram uma moção em que condenam os cortes previstos pela coligação de conservadores e liberais e alertam para os perigos da privatização.
A conferência decidiu intensificar as acções de luta contra as políticas de austeridade, admitindo o recurso à greve para travar o programa de cortes no sector, qualificado como «um feroz ataque aos docentes».
Entre as medidas preconizadas pelo executivo de David Cameron, está a alteração do sistema de pensões, com o agravamento das contribuições e o aumento da idade da reforma, num contexto de congelamento salarial.
O sindicato rejeita também a ideia de transformar estabelecimentos públicos do ensino primário e secundário em «academias» patrocinadas pelo sector privado.