Reabrir a linha da Beira Baixa

O PCP apre­sentou na As­sem­bleia da Re­pú­blica um pro­jecto de re­so­lução que prevê a re­a­ber­tura ao trans­porte fer­ro­viário de pas­sa­geiros e mer­ca­do­rias em todo o per­curso da linha da Beira Baixa. Para tal, há que con­cluir as obras de mo­der­ni­zação, elec­tri­fi­cação e re­qua­li­fi­cação da linha, no troço Co­vilhã-Guarda.

No texto que en­quadra o pro­jecto de re­so­lução, os co­mu­nistas lem­bram que há três anos que este troço se en­contra en­cer­rado para a re­a­li­zação de obras, tendo os in­ves­ti­mentos aí re­a­li­zados su­pe­rado os sete mi­lhões de euros.

O facto de não existir qual­quer pre­visão para a con­clusão destas obras e con­se­quente re­a­ber­tura do troço conduz, para o PCP ao «cres­ci­mento da pre­o­cu­pação das po­pu­la­ções quanto ao even­tual en­cer­ra­mento per­ma­nente deste troço». Uma dú­vida que a pró­pria Refer não desfaz, pois num do­cu­mento in­terno da em­presa as­sume-se que o troço per­ma­ne­cerá fe­chado em 2013. Quanto ao que su­ce­derá a se­guir, nem uma pa­lavra. Na opi­nião dos co­mu­nistas, «há muitos in­dí­cios que de­mons­tram a falta de von­tade po­lí­tica para re­tomar a cir­cu­lação de com­boios em toda a linha da beira baixa».

Este en­cer­ra­mento de­fi­ni­tivo, a ir por di­ante, de­gra­daria as aces­si­bi­li­dades e a mo­bi­li­dade das po­pu­la­ções, «numa re­gião onde é pra­ti­ca­mente ine­xis­tente uma rede de trans­portes pú­blicos» e pre­ju­di­caria se­ri­a­mente o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­micos dos dis­tritos de Cas­telo Branco e Guarda, ga­rantem os co­mu­nistas. Para além de con­tri­buir para um ainda «maior iso­la­mento das po­pu­la­ções e de muitas lo­ca­li­dades, a somar aos en­cer­ra­mentos de ser­viços pú­blicos de es­colas, ex­ten­sões de saúde ou postos dos CTT».

Assim, o PCP re­alça que a mo­der­ni­zação e re­qua­li­fi­cação do troço entre a Co­vilhã e a Guarda é «im­por­tante do ponto de vista re­gi­onal e na­ci­onal». Os co­mu­nistas con­si­deram que o re­gresso do trans­porte fer­ro­viário à to­ta­li­dade da linha da Beira Baixa po­ten­ci­aria o apro­vei­ta­mento dos in­ves­ti­mentos re­a­li­zados nos res­tantes troços desta linha e pro­mo­veria o «de­sen­vol­vi­mento e o cres­ci­mento eco­nó­mico, através do au­mento do nú­mero de utentes e de mer­ca­do­rias, da maior mo­bi­li­dade das po­pu­la­ções, num meio de trans­porte mais eficaz, con­for­tável e ba­rato e uma re­dução dos ní­veis de po­luição, tendo em conta a re­dução do tra­fego ro­do­viário neste troço».

No seu pro­jecto de re­so­lução, o PCP re­clama ainda a re­po­sição do ma­te­rial cir­cu­lante In­ter­ci­dades nesta linha, de forma a que seja ga­ran­tido um «ser­viço pú­blico de trans­porte fer­ro­viário de qua­li­dade, com maior con­forto aos utentes e menor tempo de vi­agem», e propõe que, até à re­a­ber­tura do troço que se en­contra en­cer­rado, a CP as­se­gure trans­porte al­ter­na­tivo pas­sando em «todas as lo­ca­li­dades pri­vadas do trans­porte fer­ro­viário.



Mais artigos de: PCP

Pelo direito a envelhecer com direitos

En­cer­rando a reu­nião na­ci­onal de qua­dros do Par­tido na frente de tra­balho dos re­for­mados, re­a­li­zada an­te­ontem em Lisboa, Je­ró­nimo de Sousa des­tacou o papel que esta ca­mada pode ter no com­bate ao pacto de agressão.

Reduzir a factura da energia

O PCP apre­sentou an­te­ontem na As­sem­bleia da Re­pú­blica pro­postas de al­te­ração ao Or­ça­mento Rec­ti­fi­ca­tivo que visam baixar as fac­turas da elec­tri­ci­dade e do gás.

PCP recebeu reitores

O PCP recebeu, no dia 12, os reitores da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa para que estes pudessem apresentar o projecto de fusão das suas instituições e fazer o ponto de situação deste processo, que está em curso....

PCP contra o pacto de agressão

O PCP convocou para os dias 12 e 26 de Maio, respectivamente no Porto e em Lisboa, dois desfiles seguidos de comício contra o pacto de agressão e por um Portugal com futuro. Em ambos participa o Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa. Com estas...

Agricultura em crise

O PCP apela aos agri­cul­tores alen­te­janos para que lutem em de­fesa dos seus in­te­resses e di­reitos, que são os de um país so­be­rano e de­sen­vol­vido.

Não às portagens na Via do Infante

O PCP voltou a defender a retirada das portagens da Via do Infante, no Algarve. Num comunicado da semana passada, do Secretariado da Direcção da Organização Regional, os comunistas garantem que a «vida está a confirmar que a decisão de impor portagens, que uniu PS, PSD e...

Unidade e luta

O PCP apela aos trabalhadores da Conforlimpa para que se unam e lutem pois só assim é possível «salvaguardar direitos, defender a dignidade e forçar a mudança de políticas». Num comunicado da célula do sector de limpeza e vigilância de Coimbra, os...

Faleceu Margarida Martinho

Faleceu no passado dia 13 a camarada Margarida Martinho. Tinha 58 anos. Natural do concelho de Almeida, no distrito da Guarda, começou a trabalhar como operária textil aos 12 anos. Enquanto trabalhadora da Crimal, foi eleita representante dos trabalhadores. Membro do Partido...