Estaleiros navais

PEV interroga Governo

José Luís Fer­reira, de­pu­tado do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV), cri­ticou a si­tu­ação que se vive nos es­ta­leiros na­vais em Por­tugal, pe­dindo ao Go­verno que aposte na cons­trução e re­pa­ração naval.

Numa per­gunta ao Go­verno, o de­pu­tado re­fere que a pas­sagem do Es­ta­leiro do Ar­senal do Al­feite para So­ci­e­dade Anó­nima levou a que este tenha «de­fi­nhado e des­ca­rac­te­ri­zado», con­si­de­rando que foi um «em­purrão para a des­truição».

Sobre os Es­ta­leiros Na­vais do Mon­dego, José Luís Fer­reira re­fere que o Exe­cu­tivo PSD/​CDS «as­sistiu à li­qui­dação dos únicos es­ta­leiros com ca­pa­ci­dade para tra­ba­lhar em alu­mínio no País».

Em re­lação à Lis­nave, o de­pu­tado do PEV afirma que se está a «perder qua­li­dade fruto da po­lí­tica er­rada de re­cursos hu­manos, as­sente na con­tra­tação ex­terna, pre­cária e menos qua­li­fi­cada», en­quanto os es­ta­leiros de Viana do Cas­telo «con­ti­nuam a sua agonia por falta de de­ci­sões po­lí­ticas».

Neste sen­tido, José Luís Fer­reira quer que o Go­verno es­cla­reça que me­didas vai tomar re­la­ti­va­mente à cons­trução e re­pa­ração naval e que ex­plique quais os ga­nhos da pas­sagem do Ar­senal do Al­feite para So­ci­e­dade Anó­nima.

O de­pu­tado ques­tiona também o Exe­cu­tivo sobre qual o local onde está a ser feita a ma­nu­tenção e re­pa­ração dos barcos da Trans­tejo e So­flusa, em­presas res­pon­sá­veis pelas li­ga­ções flu­viais no Tejo, uma vez que os barcos têm casco de alu­mínio e o único es­ta­leiro ha­bi­li­tado já en­cerrou.



Mais artigos de: Nacional

Governo ataca Poder Local

Mi­lhares de pes­soas ma­ni­fes­taram-se do­mingo, em Bar­celos, contra o pro­jecto de li­qui­dação de fre­gue­sias, pro­pó­sito in­se­pa­rável da ofen­siva do Go­verno ao Poder Local de­mo­crá­tico e do ataque em curso aos di­reitos e in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e da po­pu­lação.

Gota escondida com o copo de fora!

De­pu­tados do PSD e CDS apre­sen­taram, a 31 de Maio, o pro­jecto de re­so­lução n.º 325 em que, dis­si­mu­lados num con­junto de pseudo-boas in­ten­ções, se pro­cura ca­mu­flar os três eixos cen­trais da sua po­lí­tica para o sector da água: au­mento brutal das ta­rifas, re­ti­rada das com­pe­tên­cias aos mu­ni­cí­pios e pri­va­ti­zação dos ser­viços.

JCP contra «casas de correcção»

As al­te­ra­ções apre­sen­tadas pelo Go­verno ao di­ploma do Es­ta­tuto do Aluno são, para a JCP, «ina­cei­tá­veis» uma vez que vão trans­formar a es­cola pú­blica «numa casa de pu­nição», sem apre­sentar qual­quer me­dida pe­da­gó­gica de com­bate ao aban­dono, in­su­cesso e vi­o­lência em meio es­colar.

Evocar o General Vasco Gonçalves

Com o objectivo de preservar a memória do General Vasco Gonçalves, a Associação Conquistas da Revolução promoveu, segunda-feira, uma romagem no cemitério do Alto do São João, em Lisboa. No sétimo aniversário da sua morte, junto ao...

CDU defende mais investimentos

A CDU no Porto con­dena o fa­lhanço da po­lí­tica de ha­bi­tação e de re­a­bi­li­tação ur­bana le­vada a cabo pela co­li­gação PSD/​CDS que go­verna a ci­dade, não es­que­cendo as res­pon­sa­bi­li­dades da gestão do PS, que deixou os bairros mu­ni­ci­pais num es­tado de de­gra­dação ha­bi­ta­ci­onal.