Festejar a literatura e a amizade
Amanhã, 10 de Agosto, cumprem-se 100 anos sobre o nascimento do escritor brasileiro Jorge Amado, o autor, entre outros, de «Capitães da Areia» (1937) e «Gabriela, Cravo e Canela» (1958).
A data será assinalada, no mesmo dia, pela Fundação José Saramago, que pretende festejar a literatura e a amizade. Assim, a partir das 18 horas, com entrada livre, no terreiro em frente à Casa dos Bicos, em Lisboa, terá lugar uma apresentação do Grupo Arte Pura Capoeira, a que se seguirá, no Auditório da Casa dos Bicos, uma sessão de música e literaturas encenadas pela actriz Vera Barbosa, acompanhada pelo violonista João Maló. No mesmo espaço estará patente uma exposição de livros, fotografias, correspondência trocada entre o escritor baiano e José Saramago, filmes e música.
Exposição bibliográfica
Em Setúbal, o centenário de Jorge Amado é marcado com uma exposição bibliográfica que estará patente na Biblioteca Municipal até 10 de Setembro.
«Jorge Amado: centenário do nascimento» é o título da mostra, a qual inclui livros, imagens e textos, espólio documental pertencente à Câmara Municipal de Setúbal que retrata a vida e obra do autor de estórias infanto-juvenis, romances e inúmeras obras adaptadas para cinema, teatro e televisão.
Jorge Amado nasceu a 10 de Agosto de 1912 na Baía. «O País do Carnaval» foi o seu primeiro romance, publicado em 1931. Seguiram-se muitos outros, traduzidos para 49 idiomas, existindo ainda exemplares em braile e em formato de audiolivro. Jorge Amado morreu em Salvador da Baía a 6 de Agosto de 2001, a quatro dias de completar 89 anos.