Faleceu Horácio Rufino
Faleceu na semana passada Horácio José Cecílio Rufino, de 61 anos. Natural de Coruche, vivia em Vila Franca de Xira quando, em 1967, aderiu ao PCP, tendo-se destacado nas lutas estudantis dos finais dos anos 60 como estudante do Instituto Comercial de Lisboa. Enquanto activista da oposição democrática, nomeadamente da Comissão Democrática Eleitoral (CDE), participou activamente nas eleições de 1969. Pela sua actividade política, foi preso por duas vezes – em 1970 e 1971, tendo sido libertado em 27 de Abril de 1974 do forte de Peniche.
Foi funcionário do Partido entre 1970, altura em que abraçou a luta clandestina, e 1987, quando integrava a Direcção da Organização Regional do Algarve do Partido. Foi ainda membro da Comissão Central do Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT).
Participou activamente na fundação da União da Juventude Comunista (UJC), em 1975, tendo integrado o Secretariado e Comissão Executiva e assumido a responsabilidade pela Direcção Distrital de Lisboa. Teve ainda uma intervenção destacada na criação da Juventude Comunista Portuguesa, em 1979, resultante da fusão – num encontro realizado a 10 de Novembro desse ano – da UJC com a União dos Estudantes Comunistas (UEC). No primeiro Congresso da JCP é eleito para a Direcção Nacional.
Chamado ao Comité Central do Partido em Maio de 1974, como membro suplente, é confirmado no cargo no VII Congresso (Extraordinário), realizado em Outubro desse ano. Nos três congressos seguintes, é eleito membro efectivo do Comité Central.