Irlandeses na rua

Image 11996

Re­a­gindo à pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado para 2013, mais de 20 mil pes­soas des­fi­laram, no sá­bado, 24, nas ruas de Du­blin, re­jei­tando novas me­didas de aus­te­ri­dade.

A ma­ni­fes­tação foi or­ga­ni­zada con­jun­ta­mente pelo mo­vi­mento «Cam­panha contra os im­postos da ha­bi­tação e da água» e pelo Con­selho de Sin­di­catos de Du­blin, cujo pre­si­dente, Mi­chael O’­Reilly, se con­gra­tulou com o êxito da jor­nada, con­si­de­rando que a so­ci­e­dade ir­lan­desa «deu um pri­meiro passo para obrigar o Go­verno a re­verter a sua po­lí­tica de aus­te­ri­dade», res­pon­sável pelo «fra­casso eco­nó­mico» e a «ca­tás­trofe so­cial».

«Com cada corte na des­pesa pú­blica e cada euro que é re­ti­rado dos bolsos das ca­madas com pe­quenos e mé­dios ren­di­mentos, através de novos im­postos ou do seu au­mento, es­tamos a cavar mais fundo o bu­raco para nós pró­prios», disse ainda O’­Reilly.

A marcha foi apoiada pelo Con­gresso Ir­landês dos Sin­di­catos e teve a par­ti­ci­pação de mem­bros do Par­tido So­ci­a­lista e do Sinn Féin.

O líder do Con­gresso dos Sin­di­catos, Eu­gene Mc­Glone, de­fendeu a re­a­li­zação de uma greve geral, mas a pro­posta não re­co­lheu o apoio de vá­rios sin­di­catos, se­gundo no­ti­ciou a im­prensa ir­lan­desa.

Outra ma­ni­fes­tação frente ao par­la­mento de Du­blin está mar­cada para 5 de De­zembro, dia em que será apro­vado o Or­ça­mento.


Mais artigos de: Europa

Estudantes dão voz ao protesto

Mi­lhares de es­tu­dantes, pro­fes­sores e ac­ti­vistas sin­di­cais ma­ni­fes­taram-se, no sá­bado, 24, em Roma e em ou­tras ci­dades ita­li­anas. Na Grã-Bre­tanha, os es­tu­dantes re­no­varam, dia 21, os pro­testos contra as pro­pinas e o de­sem­prego.

Pequena pesca

O Par­la­mento Eu­ropeu aprovou, dia 22, o re­la­tório sobre a pe­quena pesca cos­teira, a pesca ar­te­sanal e a re­forma da Po­lí­tica Comum das Pescas, apre­sen­tado pelo de­pu­tado do PCP, João Fer­reira.

Comunista checo eleito governador

Oldrich Bubeníček, candidato do Partido Comunista da Boémia Morávia nas eleições regionais de Outubro, foi eleito, dia 20, governador da região de Ústí nad Labem. Trata-se de um acontecimento histórico já que é a primeira vez que um comunista...

FT fecha na Alemanha

O jornal Financial Times Deutschland, que tem actualmente uma circulação diária de 100 mil exemplares, sairá pela última vez para as bancas em 7 de Dezembro, lançando no desemprego 314 trabalhadores. O actual proprietário do título, o grupo editor Gruner+Jahr,...

Mistificações e objectivos de classe

Em anterior crónica abordámos alguns dos aspectos que ligam o ataque aos direitos e conquistas sociais dos trabalhadores e dos povos, o ataque aos direitos e liberdades políticas e democráticas e à soberania e o papel do Parlamento Europeu (PE) neste e num...