Só até domingo!
Quem ainda não visitou a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, patente na Sala do Risco do Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, ainda pode fazê-lo, mas só até domingo. E não se arrependerá.
Desde que a exposição abriu, a 27 de Abril, foram muitos milhares os que a visitaram: gente de várias idades, origens e convicções, anónimos e personalidades de diversas áreas, individualmente ou em grupos organizados. Fazendo o percurso pelas fotografias, audiovisuais, documentos, objectos, livros, desenhos e pinturas (alguns inéditos), reconstituições escultóricas, os visitantes saíram de lá mais conhecedores da profundidade e actualidade do pensamento de Álvaro Cunhal e mais esclarecidos acerca do exemplo da sua vida e da sua luta, intimamente ligadas ao seu Partido de sempre, que se confundem com a própria história de Portugal e do século XX.
Foram também muitos os que, para além da exposição, participaram nas diversas actividades que decorreram no Auditório, como a projecção de filmes, documentários, teatro, debates e leitura de obras, revelando as diversas dimensões de Álvaro Cunhal: o homem, o militante, o intelectual e o artista. Foi neste espaço que, no passado fim-de-semana, se realizaram várias iniciativas. No dia 24 ao início da noite, Pedro Guerreiro, do Secretariado, Aurélio Santos e Tiago Vieira abordaram diversos aspectos relacionados com o pensamento e acção de Álvaro Cunhal e a luta internacionalista. No sábado à tarde, depois de uma manhã preenchida com adaptação para teatro do conto infantil «Os Barrigas e os Magriços», pelo Teatro do Zero, Luísa Araújo, do Secretariado, e Armindo Miranda, da Comissão Política, salientaram algumas vertentes essenciais da obra «O Partido com Paredes de Vidro».
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada hoje e domingo entre as 10h00 e as 20h00 e amanhã e sábado entre as 10h00 e as 22h00. As visitas guiadas realizam-se mediante inscrições no local ou sujeitas a marcação prévia, no caso de grupos organizados, através do endereço marcarvisitaexposicao@pcp.pt.
Iniciativas no auditório
Sexta-feira, 31 de Maio
Às 19h00
Exibição do vídeo «Álvaro Cunhal: Vida, Pensamento e Luta» e debate «A vida deu-lhe razão», com Francisco Lopes, dos organismos executivos do Comité Central, e os membros da Comissão Política Ângelo Alves e Vasco Cardoso
Sábado, 1 de Junho
Das 11h00 às 12h00
Teatro «Barrigas e Magriços», adaptação do conto infantil de Álvaro Cunhal pelo Teatro do Zero
Às 18h30
«Até Amanhã, Camaradas», à conversa com Joaquim Leitão, realizador, e Ana Margarida Carvalho, jornalista da revista «Visão», seguido de leituras alternadas da obra pelos actores André Albuquerque e António Olaio