Forte mobilização em Lisboa

Cresce o am­bi­ente de apoio à CDU

Muitas cen­tenas de ac­ti­vistas e sim­pa­ti­zantes da CDU in­te­graram a ar­ruada que esta se­gunda-feira desceu a Mo­rais So­ares numa onda de cor e mo­vi­mento que à pas­sagem não deixou nin­guém in­di­fe­rente.

Com a secção de me­tais da Cha­ranga Huga do Ro­sário a abrir ca­minho, tendo na frente Je­ró­nimo de Sousa e o ca­beça de lista à au­tar­quia da ca­pital João Fer­reira, en­qua­drados por ou­tros can­di­datos, esta acção de rua teve grande im­pacto e um forte aco­lhi­mento po­pular.

Foram fre­quentes as ex­pres­sões de sim­patia, com pa­la­vras de es­tí­mulo e apoio di­ri­gidas ao Se­cre­tário-geral do PCP por quantos se abei­raram à porta dos es­ta­be­le­ci­mentos co­mer­ciais, as­so­maram a va­randas e ja­nelas ou se cru­zaram com aquele caudal de gente que veio a de­sa­guar na Praça do Chile.

Votos de «boa sorte», ex­pres­sões do tipo «ganhe para que ganhe o povo», «pode contar com o meu voto», di­ri­gidas ao di­ri­gente co­mu­nista, ou­viram-se ao longo do per­curso em plena hora de ponta, acom­pa­nhadas de muitos beijos, abraços e apertos de mão.

Foi a adesão ca­lo­rosa e es­pon­tânea de quantos se re­vêem e sabem ter na CDU um es­teio de co­e­rência e ver­dade, que sabem ser esta a única força por­ta­dora de um pro­jecto do­tado de va­lores e prin­cí­pios que dá ga­ran­tias de de­fesa dos in­te­resses da po­pu­lação e da ci­dade.

No fundo, sabem que a CDU é «di­fe­rente das ou­tras forças que são todas iguais», como sa­li­entou no final João Fer­reira numa in­ter­venção muito sau­dada em que afirmou que o «re­co­nhe­ci­mento dessa di­fe­rença» – ver­da­deira ma­triz da Co­li­gação – está hoje muito pre­sente no am­bi­ente que se vive por toda a ci­dade.

Di­fe­rença que ra­dica no seu co­nhe­ci­mento da re­a­li­dade e na sua pro­funda li­gação à po­pu­lação, no valor do seu «tra­balho dis­tin­tivo», que «fala por si», e por isso o am­bi­ente de con­fi­ança de que a CDU «vai cum­prir os ob­jec­tivos».

Afir­mação de con­fi­ança ple­na­mente as­su­mida por João Fer­reira, que ga­rantiu estar a CDU «pre­pa­rada para as­sumir todas as res­pon­sa­bi­li­dades que os lis­bo­etas lhe queiram atri­buir». Acre­di­tando que com o re­forço da CDU quem fica a ga­nhar é a po­pu­lação, é a pos­si­bi­li­dade real de abrir «ca­minho para a mu­dança», cons­truir uma «Lisboa para todos».

Ao en­tu­si­asmo, energia e dis­po­ni­bi­li­dade re­ve­lados nesta mag­ní­fica ini­ci­a­tiva atri­buiu também Je­ró­nimo de Sousa um «sig­ni­fi­cado pró­prio». É que num tempo de per­ma­nente «con­vite à re­sig­nação, à des­crença e ao de­sâ­nimo», uma tal acção de rua, pela sua «di­mensão e com­po­sição», sus­tentou, só pode ser si­nó­nimo de que «vamos para a ba­talha com a con­fi­ança de al­cançar os ob­jec­tivos».




Mais artigos de: Em Foco

Vale a pena reforçar<br>a confiança na CDU

Em Coimbra, no dia 12, numa in­ter­venção que marcou o ar­ranque para as duas úl­timas se­manas de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação para o voto na Co­li­gação De­mo­crá­tica Uni­tária, Je­ró­nimo de Sousa sa­li­entou que «vamos para esta ba­talha elei­toral num quadro de re­for­çada con­fi­ança na CDU».

Trabalhar para vencer em Loures

Uma enorme demonstração de confiança e de que a vitória está ao seu alcance, eis, em síntese, o traço mais saliente da arruada da CDU que percorreu segunda-feira a principal e movimentada via comercial do centro de Moscavide. «Há...

Razões para acreditar na vitória

Esta se­gunda-feira a CDU fe­chou o dia com um gran­dioso co­mício em Vila Franca de Xira, úl­tima etapa de uma jor­nada de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação em que par­ti­cipou Je­ró­nimo de Sousa e que teve ainda como ponto alto um jantar-co­mício na Azam­buja com perto de 200 pes­soas.

Crescer e avançar

Ar­rancou, an­te­ontem, a cam­panha ofi­cial para as elei­ções au­tár­quicas. Je­ró­nimo de Sousa de­dicou o dia ao dis­trito de San­tarém.

Está nas mãos do povo

Nos dis­tritos de Évora e Beja, o Se­cre­tário-geral do PCP su­bli­nhou que o voto no PCP-PEV vale a do­brar e apelou à con­cre­ti­zação de uma cam­panha de con­tacto di­recto, capaz de tra­duzir nos re­sul­tados elei­to­rais o tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência que o povo re­co­nhece à CDU.

Condições para avançar

Em Aveiro e em Coimbra, na quinta-feira à noite, can­di­datos e apoi­antes da CDU mos­traram vivo em­penho para a parte final da cam­panha e con­fi­ança num bom re­sul­tado.

Ambiente de grande confiança

Foi em força e em am­bi­ente de forte con­fi­ança que a CDU ar­rancou ao final da tarde de sexta-feira, 13, a sua cam­panha na Ama­dora, com Je­ró­nimo de Sousa a ser ca­lo­ro­sa­mente re­ce­bido por cen­tenas de pes­soas ao longo da ar­ruada que se es­tendeu entre os Par­ques Cen­tral e Delfim Gui­ma­rães.

Concelho que respira progresso

Perto de 300 pessoas participaram no grande jantar-comício promovido pela CDU sexta-feira passada em Sobral de Monte Agraço. Contando com a participação de Jerónimo de Sousa, esta foi uma iniciativa muito marcada pela presença juvenil, presença...

Loures

Acrescentar força à luta Mais de mil pessoas participaram, no dia 11, num jantar-convívio da CDU de Loures. No final, para o palco do comício, foram chamados, para além de vários candidatos aos órgãos autárquicos do concelho, Bernardino Soares,...

Beja, Santa Maria da Feira <br>e Santiago do Cacém

Compromisso ambicioso João Rocha, cabeça-de-lista à Câmara de Beja, acompanhado por José Carreira Marques (mandatário) e Vítor Picado (segundo da lista à autarquia), apresentaram, na passada semana, o Compromisso Eleitoral da CDU para aquele concelho. O documento...

Aveiro, Coimbra, Ovar e Lagos

Valiosa troca de informações A pedido da CDU de Aveiro, Miguel Viegas e Filipe Guerra, cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal, reuniram-se, no dia 3, com vários elementos da Associação «Os Amigos da Avenida». Esta acção...

Vila Nova de Gaia <br> e Barreiro

Propostas para o Associativismo A CDU de Vila Nova de Gaia promoveu, no dia 5, um encontro com a comunicação social para divulgar uma declaração programática sobre «Associativismo». Nesta iniciativa participaram Jorge Sarabando e Agostinho Santos,...

Moura, Mêda, Barreiro, <br>Mafra e Palmela

Encontro de candidatas Prosseguem, em Moura, as acções de campanha da CDU, tendo em vista informar e mobilizar as populações para as eleições autárquicas de 29 de Setembro. No dia 10 realizou-se, junto à Sede de Campanha da CDU, um Encontro de Mulheres...

Amadora, Odivelas, Mafra e Braga

Redobrada intervenção Um incêndio ocorrido na madrugada de 10 para 11 de Setembro destruiu parcialmente a sede de campanha da CDU na Amadora, localizada no edifício do Centro de Trabalho Concelhio do PCP naquele concelho, situado na Avenida da República. Os residentes tiveram que ser...